Pão de Leite na Bimby

Ontem recebemos cá em casa umas visitas muito especiais e como todas as visitas especiais, merecem um lanchinho bem à maneira. Lá pus mãos à obra.
Optei por confeccionar eu mesma o pão e bolo.
Peguei neste livro "Cozinhar à Minha Maneira" e retirei de la duas receitas que adorei. Esta e o Bolo Fondant de Chocolate, que mais tarde vou passar para aqui também.


Este livro ganhei-o no site Mundo de Receitas Bimby, quando eles lançaram a plataforma tínhamos de registar umas quantas receitas em X dias e eles ofereciam um exemplar... eu fui uma das contempladas. E confesso que adorei. É talvez dos livros que mais goste.
Vamos à receita.

Ingredientes:
300 g de leite
50 g de manteiga
20 g de fermento fresco
60 g de açúcar
570 g de farinha T55
1/4 c. chá de sal
1 ovo batido à parte

Preparação
Coloque no copo o leite, a manteiga, o fermento, o açúcar, e programe 3 min/37ºC/ vel 2.
Junte a farinha, o sal e amasse 3 min/vel espiga. Coloque a massa na batedeira da Tupperware devidamente tapada e leve ao forno a levedar por 1h a 40ºC ou ate dobrar de volume.

Divida a massa em três partes iguais, e forme uns rolos numa superfície enfarinhada. Junte os três rolos pelas pontas, faça uma trança e junte as outras pontas. Coloque no tapete de silicone da Tupperware e leve de novo ao forno a 40ºC, por cerca de 30 min ou ate dobrar de volume.
Retire do forno e pré-aqueça-o a 180ºC.
Pincele o pão com o ovo batido e leve ao forno por cerca de 25-30 minutos.
Antes de cozer eu polvilhei com nozes moídas.

Como podem ver, o meu pão levedou muito bem e ficou super fofinho depois de cozido. Estava delicioso.


Fonte: Livro "Cozinhar à Minha Maneira", Bimby, pag 250-251.

1 comentário:

  1. Também já fiz essa receita, mas na máquina do pão. Fica óptima! E essa base de massa serve para outras coisas, pão de deus, croissants, então com um recheiozinho de chocolate... espectáculo! :)

    ResponderEliminar