Ainda sobre os meus Iogurtes

Como todos sabem eu costumo fazer muitos iogurtes em casa.
Não tenho por hábito complicar. Geralmente faço 7/14 iogurtes de aroma ou naturais açucarados e faço 1L de iogurte natural por semana.
A receita que uso é muito básica e não usa mais que leite, açúcar e um iogurte (aroma, ou mesmo daqueles que têm doce por baixo, ou natural). Podem encontrar a minha receita aqui.
Eu tenho por hábito usar a Bimby para os fazer, mas podem facilmente fazê-los sem ela. Basta que amornem o leite com açúcar apenas a cerca de 50ºC, depois juntam o iogurte, envolvem com uma vara de arames e levam à iogurteira para fermentar.
Também é possível fazer iogurtes sem iogurteira e há quem faça e resulta muito bem. Basta que no fim isolem bem o recipiente e o deixem fermentar por 12h. Há quem os embrulhe num cobertor, coloque dentro de um saco térmico e depois no forno ou no microondas durante a noite para que a fermentação aconteça.
No que diz respeito à fermentação, por norma uso um iogurte novo, ou então uso um dos que já fiz para repetir a dose. Se for usando um dos que vai fazendo, penso que no máximo consegue fazer este ciclo por 5 vezes.
Existe à venda, no Amazon, fermento lácteo e aromas, é uma questão de explorar e testar. Confesso que isso ainda não usei.
Como eu não tenho ainda potes suficientes para fazer tanto iogurte eu costumo usar uns recipientes da Tupperware. Por norma uso um da linha "espacial" de 1,5L. Podem encontrar informações aqui.
Este mês temos uma linha que pode facilmente fazer o mesmo efeito. São as clássicas. Podem ver aqui neste folheto promocional. São mais em conta.

E agora deixo-vos aqui algumas fotos dos meus iogurtes homemade.





1 comentário:

  1. Boa! Assim faço eu (raramente como iogurte, mas se como, faço-os) e já assim fazia a minha mãe a mais de 40 anos!

    ResponderEliminar