Às vezes apetece-nos fazer um bolo só porque sim, não é?
Outras vezes apetece-nos fazer o bolo e ter companhia para o comer. Foi o caso deste bolo. Foi feito a pensar na companhia. E talvez por ter sido confeccionado a pensar na pessoa a quem se destinava, posso afirmar que ficou ainda melhor.
Foi feito com amor, com carinho. Acho que só por isso se tornou ainda mais especial. Era suposto ser para um lanche de amigas, mas acabou numa deliciosa sobremesa depois de um jantar.
Ingredientes
125 g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
160 g de açúcar
2 ovos
Raspa e sumo de uma laranja
1 colher de sopa de leite
225 g de farinha sem fermento
1 colher de chá de fermento
Cobertura
75 g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
100 g de queijo creme
350 g de açúcar em pó
1 colher de sopa de sumo de laranja
Preparação na Bimby
Pré-aqueça o forno a 160ºC, se for usar a forma de silicone, se for usar uma forma de bolo inglês aumente a temperatura para 180ºC.
No copo da bimby coloque a casca da laranja (sem a parte branca), o açucar e programe 20 seg/vel 9.
Coloque a manteiga e programe 3 min/vel 4.
Findo este tempo e com a bimby em funcionamento adicione os ovos, um a um.
Adicione o sumo de laranja e o leite e bata 30 seg/vel 4.
Por fim junte a farinha e o fermento e bata por 30 seg/vel 4. Se necessário faça descer a massa das laterais do copo com uma espátula e mexa mais um pouco.
Passe a forma de silicone KING por agua, coloque-a em cima da grelha do forno e verta a massa.
Se usar forma de bolo inglês, barre com manteiga e polvilhe com farinha antes de verter a massa.
Leve a cozer por cerca de 40 min.
Preparação tradicional
Numa batedeira coloque a manteiga e o açúcar e bata até obter um creme leve, fofo e esbranquiçado.
Adicione os ovos um a um e bata entre cada um.
Junte o sumo, a raspa de laranja e o leite bata de novo até envolver.
Por fim junte a farinha e o fermente e bata de novo.
Passe a forma de silicone KING por agua, coloque-a em cima da grelha do forno e verta a massa.
Se usar forma de bolo inglês, barre com manteiga e polvilhe com farinha antes de verter a massa.
Leve a cozer por cerca de 40 min.
Preparação da cobertura
Numa batedeira coloque todos os ingrediente, excepto o sumo de laranja e bata até obter um creme leve e fofo.
Junte o sumo de laranja e bata mais um pouco, o suficiente só até envolver.
Barre o bolinho com creme e decore a gosto.
Nota: Sirva fresco.
A Minha Pavlova
Ingredientes
4 claras de ovo
250 g de açúcar fino
2 c. de sopa de vinagre de vinho branco
2 c. de sopa de farinha
Recheio
200 ml de natas
Frutos a gosto
Preparação na Bimby
Pré-aqueça o forno a 150ºC.
Com o copo da bimby limpo e seco coloque a borboleta e as claras. Bata por 4 min/ vel 3.
Com a bimby em funcionamento na vel 3, adicione pelo bocal uma colher de cada vez de açúcar, depois o vinagre e por fim a farinha.
Coloque o tapete de silicone directamente em cima da grelha do forno, e por cima coloque um pedaço de papel vegetal. Espalhe a pavlova por cima e forme um circulo, faça uma covinha no centro.
Baixe a potência do forno para 120ºC e leve ao forno por 1h e 20 minutos.
Findo este tempo coloque uma colher de sopa na tampa do forno e deixe-a entreaberta até arrefecer completamente.
Bata as natas bem firme, verta por cima da pavlova e decore com fruta a gosto, sirva e delicie-se.
Preparação Tradicional
Pré-aqueça o forno a 150ºC.
Com o auxilio de uma batedeira, bata as claras de ovo em castelo bem firme.
Junte o açúcar e bata até obter um merengue firme.
Adicione o vinagre e a farinha e bata de novo até envolver e obter uma mistura brilhante.
Coloque o tapete de silicone directamente em cima da grelha do forno, e por cima coloque um pedaço de papel vegetal. Espalhe a pavlova por cima e forme um circulo, faça uma covinha no centro.
Baixe a potência do forno para 120ºC e leve ao forno por 1h e 20 minutos.
Findo este tempo coloque uma colher de sopa na tampa do forno e deixe-a entreaberta até arrefecer completamente.
Bata as natas bem firme, verta por cima da pavlova e decore com fruta a gosto, sirva e delicie-se.
Refresco de Melancia
Ingredientes
1000 g de melancia, cortada aos pedaços
1 limão, descascado sem a parte branca e sem caroços
50 g de açúcar
500 g de agua
Preparação na Bimby
Coloque no copo a melancia, o limão, o açúcar, a agua e programe 1,30 min/vel 9.
Verta para uma jarra e leve ao frio a refrescar.
Nota: Na receita original diz para juntar um pouco de agua com gás no momento de servir, se pretender.
1000 g de melancia, cortada aos pedaços
1 limão, descascado sem a parte branca e sem caroços
50 g de açúcar
500 g de agua
Preparação na Bimby
Coloque no copo a melancia, o limão, o açúcar, a agua e programe 1,30 min/vel 9.
Verta para uma jarra e leve ao frio a refrescar.
Nota: Na receita original diz para juntar um pouco de agua com gás no momento de servir, se pretender.
Fonte: Revista: Adaptado de "Bimby Momentos de Partilha", nº8, pág: 51.
The Best Cauliflower & Broccoli Cheese
Esta receita é surpreendente, e eu só a adaptei não fiz a receita original. É uma receita do Jamie Oliver do seu ultimo livro "Savie with Jamie". Gostámos imenso.
Ingredientes
2 dentes de alho
50 g de manteiga sem sal
50 g de farinha
500 g de leite
500 g de bróculos frescos
75 g de mozarela (a receita original diz cheddar)
1 kg de couve flor fresca
Tomilho q.b.
25 g de amêndoas laminadas
Azeite
Sal
Pimenta
Preparação na Bimby
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
No copo da bimby coloque o alho, a manteiga, a farinha, o leite e programe 9 min/vel 3/temp 90ºC.
Num pirex ou numa ultrapro, coloque a couve flor, parta-a em pequenos ramos e faça o mesmo aos bróculos. Polvilhe com pimenta e sal a gosto
Depois do bechámel feito verta por cima dos legumes.
Polvilhe com o queijo ralado, as amêndoas e o tomilho.
Polvilhe novamente com pimenta e passe um fio de azeite por cima.
Leve ao forno até estar dourado.
Preparação tradicional
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Num tacho coloque o alho picado e a manteiga. Quando a manteiga estiver derretida adicione a farinha e mexa por um minuto até obter uma pasta, gradualmente vá adicionando o leite e mexa com uma vara de arames até estar uniforme e obter um creme, o que deve demorar uns 10/15 minutos.
Num pirex ou numa ultrapro, coloque a couve flor, parta-a em pequenos ramos e faça o mesmo aos bróculos. Polvilhe com pimenta e sal a gosto
Depois do bechámel feito verta por cima dos legumes.
Polvilhe com o queijo ralado, as amêndoas e o tomilho.
Polvilhe novamente com pimenta e passe um fio de azeite por cima.
Leve ao forno até estar dourado.
Ingredientes
2 dentes de alho
50 g de manteiga sem sal
50 g de farinha
500 g de leite
500 g de bróculos frescos
75 g de mozarela (a receita original diz cheddar)
1 kg de couve flor fresca
Tomilho q.b.
25 g de amêndoas laminadas
Azeite
Sal
Pimenta
Preparação na Bimby
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
No copo da bimby coloque o alho, a manteiga, a farinha, o leite e programe 9 min/vel 3/temp 90ºC.
Num pirex ou numa ultrapro, coloque a couve flor, parta-a em pequenos ramos e faça o mesmo aos bróculos. Polvilhe com pimenta e sal a gosto
Depois do bechámel feito verta por cima dos legumes.
Polvilhe com o queijo ralado, as amêndoas e o tomilho.
Polvilhe novamente com pimenta e passe um fio de azeite por cima.
Leve ao forno até estar dourado.
Preparação tradicional
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Num tacho coloque o alho picado e a manteiga. Quando a manteiga estiver derretida adicione a farinha e mexa por um minuto até obter uma pasta, gradualmente vá adicionando o leite e mexa com uma vara de arames até estar uniforme e obter um creme, o que deve demorar uns 10/15 minutos.
Num pirex ou numa ultrapro, coloque a couve flor, parta-a em pequenos ramos e faça o mesmo aos bróculos. Polvilhe com pimenta e sal a gosto
Depois do bechámel feito verta por cima dos legumes.
Polvilhe com o queijo ralado, as amêndoas e o tomilho.
Polvilhe novamente com pimenta e passe um fio de azeite por cima.
Leve ao forno até estar dourado.
Bolo de Chocolate Com Cobertura de Chocolate
Adoro chocolate. E então bolos de chocolate são de facto a minha GRANDE perdição.
Estes dias fiz este bolinho, que retirei do livro "Bimby, dicas, truques e etc".
Gostei imenso do sabor, da textura e da consistência do bolo.
Acho que também vão gostar e de certeza vão repetir.
Ingredientes para o bolo
100 g de chocolate (70% de cacau) partido em pedaços
2 ovos
200 g de açúcar amarelo
100 g de manteiga, mais um pedaço para untar a forma
300 g de leite
250 g de farinha T55 mais um pouco para polvilhar a forma
1 c. chá de fermento para bolos
1 pitada de sal
Ingredientes para a cobertura
200 g de natas
200 g de chocolate negro (70% de cacau) partido em pedaços
Preparação na Bimby
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma de 20 cm de diâmetro e reserve.
No copo limpo coloque o chocolate e triture 5 seg/vel7. Retire e reserve.
Insira a borboleta e coloque no copo os ovos, o açucar e bata 4 min/37ºC/vel 3,5.
Adicione a manteiga e o chocolate e bata 2 min/50ºC vel 3.
Adicione o leite, a farinha, o fermento, o sal e envolva 6-8 seg/vel 3.
Coloque na forma reservada e leve ao forno a 180ºC por cerca de 30 minutos.
Desenforme e deixe arrefecer sobre uma rede.
Preparação da cobertura
No copo limpo, coloque as natas e aqueça 3 min/70ºC/vel 3.
Adicione o chocolate, aguarde uns segundos para que amoleça e mistura 15 seg7vel 4. Cubra o bolo com o creme de chocolate e decore com chocolate ralado ou com pepitas de chocolate.
Estes dias fiz este bolinho, que retirei do livro "Bimby, dicas, truques e etc".
Gostei imenso do sabor, da textura e da consistência do bolo.
Acho que também vão gostar e de certeza vão repetir.
Ingredientes para o bolo
100 g de chocolate (70% de cacau) partido em pedaços
2 ovos
200 g de açúcar amarelo
100 g de manteiga, mais um pedaço para untar a forma
300 g de leite
250 g de farinha T55 mais um pouco para polvilhar a forma
1 c. chá de fermento para bolos
1 pitada de sal
Ingredientes para a cobertura
200 g de natas
200 g de chocolate negro (70% de cacau) partido em pedaços
Preparação na Bimby
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma de 20 cm de diâmetro e reserve.
No copo limpo coloque o chocolate e triture 5 seg/vel7. Retire e reserve.
Insira a borboleta e coloque no copo os ovos, o açucar e bata 4 min/37ºC/vel 3,5.
Adicione a manteiga e o chocolate e bata 2 min/50ºC vel 3.
Adicione o leite, a farinha, o fermento, o sal e envolva 6-8 seg/vel 3.
Coloque na forma reservada e leve ao forno a 180ºC por cerca de 30 minutos.
Desenforme e deixe arrefecer sobre uma rede.
Preparação da cobertura
No copo limpo, coloque as natas e aqueça 3 min/70ºC/vel 3.
Adicione o chocolate, aguarde uns segundos para que amoleça e mistura 15 seg7vel 4. Cubra o bolo com o creme de chocolate e decore com chocolate ralado ou com pepitas de chocolate.
Fonte: Livro "Bimby, Dicas, Truques" e etc, pag. 88
Baked Raspberry Cheesecake
300 g de bolachas digestivas
100 de manteiga derretida
3 embalagens de queijo creme tipo "Philadelfia"
250 g de açúcar amarelo
1 pacote de iogurte natural
3 ovos tam. M
Raspa de 2 limões
Sumo de 1 limão
50 g de farinha
200 g de framboesas (usei congeladas mas se forem frescas, tanto melhor)
Açúcar em pó para polvilhar e algumas framboesas para decorar
Preparação na Bimby
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Forre o fundo de uma forma amovível de 26 cm com papel vegetal.
No copo da bimby coloque as bolachas e pique 15 seg/vel 5. Junte a manteiga amolecida e envolva 20 seg/vel 4.
Verta para a forma e com os dedos forre o fundo com a mistura e reserve.
No copo da bimby coloque a casca amarela dos limões, o açúcar e programe 20 seg/vel 9.
Coloque a borboleta e adicione o queijo e bata por 5 min/vel 4.
De seguida adicione o iogurte e programe 15 seg/vel 4.
Com a bimby a funcionar na vel 4 vá adicionando os ovos pelo bocal, um a um.
Finalmente adicione o sumo de limão e a farinha, envolva na vel 3 por cerca de 15 seg.
Pegue na forme e disponha as framboesas por cima da bolacha, verta por cima a mistura que acabou de fazer.
Leve ao forno por cerca de 50 minutos ou até que o topo comece a ficar dourado.
Assim que terminar, deixe arrefecer na forma. So desenforme depois de frio. Coloque por cima as framboesas que reservou e polvilhe com açúcar em pó.
Preparação tradicional
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Forre o fundo de uma forma amovível de 26 cm com papel vegetal.
No liquidificador coloque as bolachas e pique. Junte a manteiga amolecida e envolva. Caso não tenha um liqidificador, coloque as bolachas dentro de um saco de plástico e com um rolo da massa passe por cima delas até que estejam todas picadas, depois envolva as bolachas com a manteiga amolecida com as mãos.
Verta para a forma e com os dedos forre o fundo com a mistura e reserve.
Numa taça coloque o queijo, o açúcar e com uma batedeira electrifica bata até obter uma mistura fofa e cremosa.
De seguida adicione o iogurte e bata ate misturar tudo.
Adicionando os ovos um a um e bata bem no intervalo de cada um.
Finalmente adicione a raspa de limão, o sumo, a farinha e bata de novo para envolver bem.
Pegue na forme e disponha as framboesas por cima da bolacha, verta por cima a mistura que acabou de fazer.
Leve ao forno por cerca de 50 minutos ou até que o topo comece a ficar dourado.
Assim que terminar, deixe arrefecer na forma. Só desenforme depois de frio. Coloque por cima as framboesas que reservou e polvilhe com açúcar em pó.
Batata Doce Assada com Mel e Mostarda
Para quem gosta de sabores doces à hora da refeição hoje trago uma sugestão diferente.
Estes legumes são mesmo adocicados e geralmente as crianças costumam gostar. Como eu tenho crianças pequenas fiz ontem para acompanhar com peru assado.
A Eva com 5 anos adorou e repetiu a Sara de 3 anos, assim que colocou a primeira garfada de batata na boca cuspiu-a logo... eu geralmente com sabores novos, não insisto, quando vejo que, claramente não gostam deixo estar.
Eu como adoro batata doce, e gosto da mistura adocicada adorei, pois tá claro! Cá vai.
Ingredientes
3 batatas doces médias
1 cebola média de preferência roxa
2 cenouras aos cubos cortados grosseiramente
1 c. sopa de mostarda
1 c. sopa de mel
Uma pitadinha de sal
2 c. sopa de azeite
Preparação
Pré-aquecer o forno a 220ºC.
Na ultrapro de 2,5L redonda, colocar todos os ingredientes e mexer com o auxilio da espátula. Tapar (NÃO ESQUECER.)
Levar ao forno por 40 minutos.
Findo este tempo, retirar do forno e mexer.
Voltar a levar ao forno por mais 20 minutos.
E esta pronto a servir.
Estes legumes são mesmo adocicados e geralmente as crianças costumam gostar. Como eu tenho crianças pequenas fiz ontem para acompanhar com peru assado.
A Eva com 5 anos adorou e repetiu a Sara de 3 anos, assim que colocou a primeira garfada de batata na boca cuspiu-a logo... eu geralmente com sabores novos, não insisto, quando vejo que, claramente não gostam deixo estar.
Eu como adoro batata doce, e gosto da mistura adocicada adorei, pois tá claro! Cá vai.
Ingredientes
3 batatas doces médias
1 cebola média de preferência roxa
2 cenouras aos cubos cortados grosseiramente
1 c. sopa de mostarda
1 c. sopa de mel
Uma pitadinha de sal
2 c. sopa de azeite
Preparação
Pré-aquecer o forno a 220ºC.
Na ultrapro de 2,5L redonda, colocar todos os ingredientes e mexer com o auxilio da espátula. Tapar (NÃO ESQUECER.)
Levar ao forno por 40 minutos.
Findo este tempo, retirar do forno e mexer.
Voltar a levar ao forno por mais 20 minutos.
E esta pronto a servir.
Marmalade Orange Cake
Ingredientes
175 g de manteiga à temperatura ambiente
175 g de açúcar amarelo
1 laranja grande
3 ovos tamanho L
75 g de marmelada
175 g de farinha com fermento
Sumo de 1/2 laranja
Açúcar em pó para polvilhar (facultativo)
Preparação na Bimby
Pré-aqueça o forno a 160ºC. Barre uma forma de 20 cm de diâmetro com manteiga e polvilhe com farinha.
Pese a farinha e reserve.
Com o copo bem lavado e seco coloque a casca de uma laranja (só a parte laranja) e o açúcar e programe cerca de 15 seg na velocidade 9.
Junte a manteiga e programe 5 minutos /vel 4.
Numa batedeira abra os ovos e bata-os levemente com um garfo.
Com a bimby em funcionamento na velocidade 4 vá adicionando lentamente os ovos pelo bocal.
Junte a marmelada e bata por 20 seg/vel 4.
Com a bimby na velocidade 3 junte a farinha pelo bocal até envolver tudo.
No fim junte o sumo da laranja e programe 15 segundos/vel 3.
Verta o preparado para a forma e leve ao forno cerca de 40 minutos.
Deixe arrefecer cerca de 10 minutos, depois coloque para arrefecer em cima de uma rede.
Apenas quando estiver frio polvilhe com o açúcar.
Preparação tradicional
Pré-aqueça o forno a 160ºC. Barre uma forma de 20 cm de diâmetro com manteiga e polvilhe com farinha.
Numa batedeira coloque a manteiga, o açúcar e bata até obter um creme fofo e leve.
Numa outra batedeira pequena abra os ovos e bata-os levemente com um garfo.
Com a batedeira em funcionamento vá adicionando os ovos à mistura de açúcar e manteiga aos poucos e bata cuidadosamente.
Adicione a raspa de laranja, a marmelada e bata de novo.
Com a ajuda de uma colher de pau, vá adicionando a farinha e mexa lentamente até envolver bem, junte ainda sumo de meia laranja.
Verta o preparado para a forma e leve ao forno cerca de 40 minutos.
Deixe arrefecer cerca de 10 minutos, depois coloque para arrefecer em cima de uma rede.
Apenas quando estiver frio polvilhe com o açúcar.
175 g de manteiga à temperatura ambiente
175 g de açúcar amarelo
1 laranja grande
3 ovos tamanho L
75 g de marmelada
175 g de farinha com fermento
Sumo de 1/2 laranja
Açúcar em pó para polvilhar (facultativo)
Preparação na Bimby
Pré-aqueça o forno a 160ºC. Barre uma forma de 20 cm de diâmetro com manteiga e polvilhe com farinha.
Pese a farinha e reserve.
Com o copo bem lavado e seco coloque a casca de uma laranja (só a parte laranja) e o açúcar e programe cerca de 15 seg na velocidade 9.
Junte a manteiga e programe 5 minutos /vel 4.
Numa batedeira abra os ovos e bata-os levemente com um garfo.
Com a bimby em funcionamento na velocidade 4 vá adicionando lentamente os ovos pelo bocal.
Junte a marmelada e bata por 20 seg/vel 4.
Com a bimby na velocidade 3 junte a farinha pelo bocal até envolver tudo.
No fim junte o sumo da laranja e programe 15 segundos/vel 3.
Verta o preparado para a forma e leve ao forno cerca de 40 minutos.
Deixe arrefecer cerca de 10 minutos, depois coloque para arrefecer em cima de uma rede.
Apenas quando estiver frio polvilhe com o açúcar.
Preparação tradicional
Pré-aqueça o forno a 160ºC. Barre uma forma de 20 cm de diâmetro com manteiga e polvilhe com farinha.
Numa batedeira coloque a manteiga, o açúcar e bata até obter um creme fofo e leve.
Numa outra batedeira pequena abra os ovos e bata-os levemente com um garfo.
Com a batedeira em funcionamento vá adicionando os ovos à mistura de açúcar e manteiga aos poucos e bata cuidadosamente.
Adicione a raspa de laranja, a marmelada e bata de novo.
Com a ajuda de uma colher de pau, vá adicionando a farinha e mexa lentamente até envolver bem, junte ainda sumo de meia laranja.
Verta o preparado para a forma e leve ao forno cerca de 40 minutos.
Deixe arrefecer cerca de 10 minutos, depois coloque para arrefecer em cima de uma rede.
Apenas quando estiver frio polvilhe com o açúcar.
Bara Brith Cake
Ingredientes
1 chávena de chá preto acabado de fazer
1 chávena de chá de açúcar amarelo
1 chávena de chá de fruta cristalizada
2 chávenas de chá de farinha com fermento peneirada
1 ovo
Açúcar em pó para polvilhar
Preparação
Na batedeira coloque o chá a ferver, junte o açúcar e mexa até dissolver. Junte a fruta e deixe repousar durante a noite.
Na manha seguinte pré-aqueça o forno a 180ºC. Pegue numa forma de 20 cm, barre-a com manteiga e polvilhe com farinha.
Junte a farinha à mistura que reservou do dia anterior e bata com a ajuda de uma colher de pau.
Junte o ovo e bata de novo até envolver bem.
Verta para a forma e leve ao forno por cerca de 45 a 50 min ou ate estar cozido.
Deixe arrefecer sobre uma rede e polvilhe com açúcar em pó.
Bom apetite.
1º Menu Bimby
No sábado passado fiz o primeiro menu do desafio.
Tivemos uma refeição simples, mas muito saborosa.
Primeiro menu conseguido com sucesso... e agora os vossos? O que vão fazer hoje?
Tivemos uma refeição simples, mas muito saborosa.
Quiche rápida de alho francês
Sopa do campo
Arroz doce
O meu arroz é um pouco diferente da receita do livro: então eu faço sem gemas, uso apenas 130g de arroz, 800 g de leite e 1 pacote de natas. Na confecção junto o limão e o pau de canela. Fica um arroz muito mais cremoso.
Desafio - Menus de confecção exclusiva Bimby
Hoje venho propor-vos um desafio Bimby.
Tenho recebido vários comentários de amigas que têm a máquina, mas não a usam tanto quanto desejam.
Então nos próximos dias eu vou fazer algumas refeições apenas com ela, serão receitas em que uso exclusivamente a máquina.
Todas receitas serão do livro base, portanto não há desculpas para não dizerem que não têm a receita.
O que vos aconselho é lerem com atenção as receitas do vosso menu (ou do meu), fazerem uma lista dos ingredientes que não têm na dispensa e levar para fazer as compras, assim garantem que não vos falta nada na hora de confeccionar a refeição.
Também há que pensar bem na forma como vamos confeccionar os pratos, há situações em que se pode cozer dois ou três pratos ao mesmo tempo.
Conseguem propor-se a este desafio? Gostava que alinhassem comigo e fossem publicando os vossos menus, junto com as vossas fotos e as vossas ideias.
Tenho recebido vários comentários de amigas que têm a máquina, mas não a usam tanto quanto desejam.
Então nos próximos dias eu vou fazer algumas refeições apenas com ela, serão receitas em que uso exclusivamente a máquina.
Todas receitas serão do livro base, portanto não há desculpas para não dizerem que não têm a receita.
O que vos aconselho é lerem com atenção as receitas do vosso menu (ou do meu), fazerem uma lista dos ingredientes que não têm na dispensa e levar para fazer as compras, assim garantem que não vos falta nada na hora de confeccionar a refeição.
Também há que pensar bem na forma como vamos confeccionar os pratos, há situações em que se pode cozer dois ou três pratos ao mesmo tempo.
Conseguem propor-se a este desafio? Gostava que alinhassem comigo e fossem publicando os vossos menus, junto com as vossas fotos e as vossas ideias.
Orange Snow Cake
Ingredientes
150 g de margarina à temperatura ambiente
75 g de açúcar branco
2 ovos (separados gemas de claras)
250 g de farinha com fermento
2 c. sopa de marmelada
Raspa de 1 laranja
4 c. sopa de sumo de laranja
Açúcar em pó para polvilhar a gosto
Preparação
Barre com margarina e polvilhe com farinha uma forma de cerca de 20 cm de diâmetro.
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Preparação na Bimby
No copo limpo e bem seco, coloque a borboleta, as claras e bata 2 min /vel 3 e 1/2 (sem o copo medida). Retire para uma batedeira e reserve.
No copo coloque a casca da laranja (só a parte laranja), o açúcar e pulverize na vel 9/ 20 seg.
Junte a margarina e bata na vel 4/ 2:30 min.
Adicione as gemas e bata por mais 1:30 na vel 4.
Junte a farinha, a marmelada e o sumo de laranja e bata na vel 4/ 1 min. Faça descer possíveis restos de massa que possam estar na paredes do copo e volte a bater mais uns segundos.
Verta a massa para a batedeira onde reservou as claras e envolva muito delicadamente para que estas não percam o ar, com o auxilio da espátula.
Coloque a massa na forma e leve ao forno por cerca de 45 minutos ou até estar cozido.
Preparação tradicional
Num batedeira coloque a margarina, o açúcar e bata ate obter um creme leve e fofo.
Junte as gemas e bata de novo.
Adicione a farinha, a marmelada, a raspa e o sumo de laranja, volte a bater até estar tudo envolvido.
Bata as claras em castelo firme e adicione à mistura, envolva muito delicadamente para que estas não percam o ar, com o auxilio da espátula.
Coloque a massa na forma e leve ao forno por cerca de 45 minutos ou até estar cozido.
Toque final
Deixe o bolo arrefecer cerca de 15 minutos na forma e depois retire para uma rede. Quando arrefecer por completo polvilhe com açúcar em pó.
Pãezinhos Fofos
Em Janeiro tirei uns dias para ferias em casa dos meus sogros em Oliveira do Hospital. Levei a bimby comigo e fiz montes de receitas. Como fez muito frio e muita chuva, o tempo esteve mesmo propicio para a cozinha.
Esta foi uma das receitas que fiz e como existe lá uma fornalha a lenha, foi juntar o útil ao agradável.
A receita é demasiado boa para durar para o dia seguinte.
Do livro " Bimby, Truques e Dicas e etc" cá vai:
Ingredientes
150 g de leite, mais um pouco para pincelar
100 g de natas
50 g de açúcar
25 g de fermento de padeiro fresco
400 g de farinha de trigo T65, mais q.b. para polvilhar
100 g de farinha T55
1 c. chá de sal
2 ovos
Preparação na Bimby
Coloque no copo o leite, as natas, o açúcar, o fermento e aqueça 2 min/ 37ºC/ vel 2.
Adicione as farinhas, o sal, os ovos e amasse 3 min/ velocidade espiga.
Retire para a batedeira polvilhada com farinha e deixe levedar por cerca de 40 min ou até a massa dobrar de volume.
Numa superfície enfarinhada divida a massa em 16 partes (eu dividi em apenas 12), molde pequenas bolas e coloque num tabuleiro de 30x30 cm forrado com papel vegetal.
Pincele com leite.
Deixe levedar cerca de 30 minutos.
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC cerca de 15 minutos.
Retire e deixe arrefecer sobre uma rede.
Preparação na Maquina de Fazer Pão
Coloque na maquina pela ordem indicada e escolha o programa massas levedas.
Quando terminar de levedar retire para uma superfície enfarinhada divida a massa em 16 partes (eu dividi em apenas 12), molde pequenas bolas e coloque num tabuleiro de 30x30 cm forrado com papel vegetal.
Pincele com leite.
Deixe levedar cerca de 30 minutos.
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC cerca de 15 minutos.
Retire e deixe arrefecer sobre uma rede.
Nota: Pode substituir o fermento de padeiro fresco por cerca de 5g de fermento seco.
Esta foi uma das receitas que fiz e como existe lá uma fornalha a lenha, foi juntar o útil ao agradável.
A receita é demasiado boa para durar para o dia seguinte.
Do livro " Bimby, Truques e Dicas e etc" cá vai:
Ingredientes
150 g de leite, mais um pouco para pincelar
100 g de natas
50 g de açúcar
25 g de fermento de padeiro fresco
400 g de farinha de trigo T65, mais q.b. para polvilhar
100 g de farinha T55
1 c. chá de sal
2 ovos
Preparação na Bimby
Coloque no copo o leite, as natas, o açúcar, o fermento e aqueça 2 min/ 37ºC/ vel 2.
Adicione as farinhas, o sal, os ovos e amasse 3 min/ velocidade espiga.
Retire para a batedeira polvilhada com farinha e deixe levedar por cerca de 40 min ou até a massa dobrar de volume.
Numa superfície enfarinhada divida a massa em 16 partes (eu dividi em apenas 12), molde pequenas bolas e coloque num tabuleiro de 30x30 cm forrado com papel vegetal.
Pincele com leite.
Deixe levedar cerca de 30 minutos.
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC cerca de 15 minutos.
Retire e deixe arrefecer sobre uma rede.
Preparação na Maquina de Fazer Pão
Coloque na maquina pela ordem indicada e escolha o programa massas levedas.
Quando terminar de levedar retire para uma superfície enfarinhada divida a massa em 16 partes (eu dividi em apenas 12), molde pequenas bolas e coloque num tabuleiro de 30x30 cm forrado com papel vegetal.
Pincele com leite.
Deixe levedar cerca de 30 minutos.
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC cerca de 15 minutos.
Retire e deixe arrefecer sobre uma rede.
Nota: Pode substituir o fermento de padeiro fresco por cerca de 5g de fermento seco.
Fonte: Livro "Bimby, Truques e Dicas, pag. 55
Carcaças da Bimby
Ingredientes
200 g água
70 g de leite
20 g de manteiga
20 g de fermento de padeiro fresco
1 pitada de açúcar
500 g de farinha T65
1 de c. café e 1/2 de sal
Preparação na Bimby
Coloque no copo a água, o leite, a manteiga, o fermento e o açúcar e aqueça 2 min/37ºC/ vel 2.
Adicione a farinha e o sal e amasse 3 min/vel espiga. Retire e deixe levedar num local morno cerca de 30 min ou até a massa dobrar de volume.
Divida em 12 partes com aproximadamente 65 g cada bolinha e molde as carcaças. Coloque num tabuleiro polvilhado com farinha e deixe levedar cerca de 30 minutos.
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Polvilhe com farinha as carcaças e com uma faca faça um corte na parte superior de cada uma e leve ao forno por cerca de 25 minutos.
Retire e deixe arrefecer sobre uma rede.
Preparação na maquina de fazer pão
É so colocar tudo pela ordem indicada e escolher o programa massas levedas.
Quando terminar divida em 12 partes com aproximadamente 65 g cada bolinha e molde as carcaças. Coloque num tabuleiro polvilhado com farinha e deixe levedar cerca de 30 minutos.
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Polvilhe com farinha as carcaças e com uma faca faça um corte na parte superior de cada uma e leve ao forno por cerca de 25 minutos.
Retire e deixe arrefecer sobre uma rede.
Nota se usar fermento seco de padeiro, troque a ordem do sal pelo fermento.
Fonte. Revista "Momentos de Partilha Bimby", Outubro 2012, pag. 14.
Sticky Ginger Cake
Hoje acordei cheia de vontade de cozinhar. Apesar da semana ter corrido tremendamente mal, dado que fui burlada, achei que a melhor terapia para mim seria cozinhar.
Depois de fazer iogurtes, pão e sopa decidi fazer este bolinho que é para lá de maravilhoso.
A textura, o sabor e a humidade digamos que é perfeito. Um bolo a fazer muitas vezes.
Gosto de bolos assim.
Ingredientes
300 g de farinha com fermento
200 g de açucar amarelo
125 de margarina ou manteiga sem sal à temperatura ambiente
3/4 de c. chá bicarbonato de sódio
2 c. de chá de gengibre em pó
2 c. de sopa de Golden Syrup
1 ovo
250 ml de leite
Preparação na Bimby
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Barre com manteiga e polvilhe de farinha uma forma de 24 cm de diâmetro.
No copo coloque todos os ingredientes.
Aqueça o leite até ferver.
Coloque o leite no copo e programe 1.30 min / vel 4. Com o axilio da espátula envolva e faça descer a massa das paredes do copo e programe mais 1 min/ vel 4.
Verta o preparado para a forma e leve ao forno cerca de 30 minutos ou ate estar cozido.
Deixe arrefecer o bolo dentro da forma cerca de 10 minutos antes de desenformar.
Preparação tradicional
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Barre com manteiga e polvilhe de farinha uma forma de 24 cm de diâmetro.
Numa batedeira coloque todos os ingredientes.
Aqueça o leite até ferver.
Coloque o leite na batedeira e bata até obter um creme fofo.
Verta o preparado para a forma e leve ao forno cerca de 30 minutos ou ate estar cozido.
Deixe arrefecer o bolo dentro da forma cerca de 10 minutos antes de desenformar.
Cobertura
2 c. de sopa de limão
1 chávena de chá mal cheia de açúcar em pó
Preparação
Pulverize o açúcar na bimby programando 30 seg / vel 9 ou use açúcar em pó de compra.
Numa batedeira coloque o sumo de limão e açúcar e bata com uma colher de pau ate obter um creme homogéneo e esbranquiçado.
Verta por cima do bolo depois deste estar completamente frio.
Bom apetite!
Scones Classicos
Hoje o tempo esta bom para ter o forno ligado e fazer coisas deliciosas.
Estava a pensar em cozer pão, mas lembrei-me que scones saberiam melhor.
Mãos na massa e voilá.
Ingredientes
420 g de farinha com fermento
1 c. chá de fermento em pó
1 c. de sopa de açúcar em pó
1/4 c. chá de sal
30 g de manteiga amolecida
180 ml de leite
125 ml de água
Preparação na Bimby
Pré-aqueça o forno a 220ºC.
Coloque todos os ingredientes pela ordem indicada e programe 3 min/ vel espiga.
Barre com manteiga e polvilhe com farinha um tabuleiro de cerca de 19 cm.
Polvilhe uma zona de trabalho com farinha ou use o tapete de pastelaria da Tupperware e estenda a massa. Com um cortador redondo corte 12 pedaços com cerca de 2 cm de espessura. Disponha-os lado a lado na forma até que esta esteja completa.
Pincele-os com leite.
Leve ao forno por cerca de 15 minutos.
Preparação tradicional
Pré-aqueça o forno a 220ºC.
Numa taça coloque a farinha, o fermento, o açúcar e o sal e envolva com um garfo.
Faça uma covinha ao meio e adicione o leite e vá mexendo com o garfo, depois adicione a agua lentamente e amasse. A massa deve estar bem lisa e nao pode deve pegar as mãos quando enfarinhadas.
Barre com manteiga e polvilhe com farinha um tabuleiro de cerca de 19 cm.
Polvilhe uma zona de trabalho com farinha ou use o tapete de pastelaria da Tupperware e estenda a massa. Com um cortador redondo corte 12 pedaços com cerca de 2 cm de espessura. Disponha-os lado a lado na forma até que esta esteja completa.
Pincele-os com leite.
Leve ao forno por cerca de 15 minutos.
Nota: se por acaso notar que a massa não forma uma bola adicione mais farinha.
Outro apontamento, eu não usei açucar em pó, usei normal, mas pode perfeitamente pulverizá-lo na bimby.
Estava a pensar em cozer pão, mas lembrei-me que scones saberiam melhor.
Mãos na massa e voilá.
Ingredientes
420 g de farinha com fermento
1 c. chá de fermento em pó
1 c. de sopa de açúcar em pó
1/4 c. chá de sal
30 g de manteiga amolecida
180 ml de leite
125 ml de água
Preparação na Bimby
Pré-aqueça o forno a 220ºC.
Coloque todos os ingredientes pela ordem indicada e programe 3 min/ vel espiga.
Barre com manteiga e polvilhe com farinha um tabuleiro de cerca de 19 cm.
Polvilhe uma zona de trabalho com farinha ou use o tapete de pastelaria da Tupperware e estenda a massa. Com um cortador redondo corte 12 pedaços com cerca de 2 cm de espessura. Disponha-os lado a lado na forma até que esta esteja completa.
Pincele-os com leite.
Leve ao forno por cerca de 15 minutos.
Preparação tradicional
Pré-aqueça o forno a 220ºC.
Numa taça coloque a farinha, o fermento, o açúcar e o sal e envolva com um garfo.
Faça uma covinha ao meio e adicione o leite e vá mexendo com o garfo, depois adicione a agua lentamente e amasse. A massa deve estar bem lisa e nao pode deve pegar as mãos quando enfarinhadas.
Barre com manteiga e polvilhe com farinha um tabuleiro de cerca de 19 cm.
Polvilhe uma zona de trabalho com farinha ou use o tapete de pastelaria da Tupperware e estenda a massa. Com um cortador redondo corte 12 pedaços com cerca de 2 cm de espessura. Disponha-os lado a lado na forma até que esta esteja completa.
Pincele-os com leite.
Leve ao forno por cerca de 15 minutos.
Nota: se por acaso notar que a massa não forma uma bola adicione mais farinha.
Outro apontamento, eu não usei açucar em pó, usei normal, mas pode perfeitamente pulverizá-lo na bimby.
Massada de Salsichas
Há dias em que não tenho tempo para fazer jantar, ou porque o pai vem tarde e as crianças exigem demais a minha atenção ou simplesmente porque o Samuel quer colinho e pronto.
Aqui o prato preferido dos pequenos é massa/arroz com coisas e se for com salsichas é perfeito.
Hoje e para ja deixar tudo pré-preparado para logo, misturei meia dúzia de coisas envolvi com massa e logo é so por o queijo e levar ao forno.
Vou acompanhar com broculos cozidos porque também comem muito bem.
É uma receita simples, rápida e super saborosa claro!
Às vezes faço com atum em vez de salsichas e costumo variar os legumes, digamos que é o que tiver em stock.
Logo que tenha uma foto bonita do resultado final coloco, mas como varias pessoas me pediram a receita vou publicar já.
Ingredientes
Massa cozida (pode ser fusili, cotovelos ou até mesmo esparguete)
1 cebola pequena
2 dentes de alho
Azeite q.b.
2 latas de salsichas de aves
Milho a gosto
1 cenoura aos cubos
1 pacote de cogumelos congelados
Polpa de tomate q.b.
Pimenta q.b.
Oregãos
Sal q.b.
1 pacote de natas
1 pacote de queijo ralado
Preparação
Num tacho coloque a cebola e o alho picado. Regue com azeite e deixe refogar uns minutos em lume brando.
Adicione as salsichas as rodelas, o milho, a cenoura, os cogumelos, a polpa de tomate e tempere de sal, pimenta e orégãos. Deixe cozinhar por 10 minutos.
Pré-aqueça o forno a 220ºc.
Adicione um pacote de natas, rectifique os temperos e deixe cozinhar não mais de 5 minutos.
No ultrapro de 3,3L disponha a massa e envolva com a mistura de salsichas, polvilhe com queijo ralado e com oregãos e tapo. Leve ao forno a gratinar cerca de 30 minutos.
Aqui o prato preferido dos pequenos é massa/arroz com coisas e se for com salsichas é perfeito.
Hoje e para ja deixar tudo pré-preparado para logo, misturei meia dúzia de coisas envolvi com massa e logo é so por o queijo e levar ao forno.
Vou acompanhar com broculos cozidos porque também comem muito bem.
É uma receita simples, rápida e super saborosa claro!
Às vezes faço com atum em vez de salsichas e costumo variar os legumes, digamos que é o que tiver em stock.
Logo que tenha uma foto bonita do resultado final coloco, mas como varias pessoas me pediram a receita vou publicar já.
Ingredientes
Massa cozida (pode ser fusili, cotovelos ou até mesmo esparguete)
1 cebola pequena
2 dentes de alho
Azeite q.b.
2 latas de salsichas de aves
Milho a gosto
1 cenoura aos cubos
1 pacote de cogumelos congelados
Polpa de tomate q.b.
Pimenta q.b.
Oregãos
Sal q.b.
1 pacote de natas
1 pacote de queijo ralado
Preparação
Num tacho coloque a cebola e o alho picado. Regue com azeite e deixe refogar uns minutos em lume brando.
Adicione as salsichas as rodelas, o milho, a cenoura, os cogumelos, a polpa de tomate e tempere de sal, pimenta e orégãos. Deixe cozinhar por 10 minutos.
Pré-aqueça o forno a 220ºc.
Adicione um pacote de natas, rectifique os temperos e deixe cozinhar não mais de 5 minutos.
No ultrapro de 3,3L disponha a massa e envolva com a mistura de salsichas, polvilhe com queijo ralado e com oregãos e tapo. Leve ao forno a gratinar cerca de 30 minutos.
Pão-de-ló na Bimby
Eu adoro pão de ló.
Trata-se de um bolo simples, que não leva manteiga na sua confecção, apenas ovos, farinha e açúcar.
Fica extremamente fofo e muito saboroso... muito mesmo.
Se o fizerem com ovos caseiros então fica bastante amarelinho, mesmo apetitoso.
Na sexta-feira tenta introduzir aqui a receita, mas não sei porque o blogger estava com problemas e não me deixava gravar a mensagem, portanto agora cá vai...
Ingredientes
9 ovos
500 g açúcar
250 g de farinha tipo 55 sem fermento
1 colher de chá bem cheia de fermento
Trata-se de um bolo simples, que não leva manteiga na sua confecção, apenas ovos, farinha e açúcar.
Fica extremamente fofo e muito saboroso... muito mesmo.
Se o fizerem com ovos caseiros então fica bastante amarelinho, mesmo apetitoso.
Na sexta-feira tenta introduzir aqui a receita, mas não sei porque o blogger estava com problemas e não me deixava gravar a mensagem, portanto agora cá vai...
Ingredientes
9 ovos
500 g açúcar
250 g de farinha tipo 55 sem fermento
1 colher de chá bem cheia de fermento
Preparação
Pré- aqueça o forno a 180ºC.
Coloque a borboleta no copo os ovos, o açúcar e programe 9 min/37/vel 3.
Por ultimo junte a farinha, o fermento e programe 20 seg/vel 3.
Deite o preparado numa forma de coroa, untada com manteiga e polvilhada com farinha, leve ao forno por cerca de 40 min.
Sem Bimby
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Numa taça coloque os ovos o açúcar e com a ajuda da batedeira eléctrica bata por 10 min.
Por ultimo junte a farinha, o fermento e bata ate estar tudo misturado, não precisa de bater muito tempo uns 20 a 30 segundos, basta..
Deite o preparado numa forma de coroa, untada com manteiga e polvilhada com farinha, leve ao forno por cerca de 40 min.
Nota: eu como gosto imenso do efeito do papel vegetal, não untei a forma e forrei-a. Ficou lindo.
De sabor então, não há palavras, muito melhor que qualquer um de compra. Leve, fofo, amarelinho (usei ovos caseiros) e uma textura... divinal mesmo.
Bolo de Leite Condensado
Bem, durante vários dias tenho trazido receitas cozinhadas na forma de silicone King da prestigiada marca Tupperware... quem tem, agora não tem desculpa para não usar.
Hoje trago de novo um bolo... Que é por demais DELICIOSO.
Esta receita foi adaptada da Revista Momentos de Partilha de Novembro de 2013.
Ingredientes
120 g de açúcar amarelo
230 g de manteiga à temperatura ambiente
3 ovos
1 c. chá de essência de baunilha
180 g de leite condensado cozido
320 g de farinha tipo 55
1 c. chá de fermento em pó para bolos
Açúcar em pó para polvilhar
Preparação na Bimby
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Coloque no copo o açúcar e a manteiga e bata 5 min/vel 4.
Adicione os ovos, a baunilha, o leite condensado e bata 1 min/vel 3.
Adicione a farinha e o fermento e envolva 20 seg/vel 3.
Passe a forma por agua e coloque-a em cima da grelha do forno, verta a massa e leve ao forno por cerca de 40 min.
Sugestão: Sirva polvilhado de açúcar em pó.
Preparação Tradicional
Pré aqueça o forno a 180ºC
Numa batedeira coloque o açúcar e a manteiga e bata por cerca de 5 minutos com uma batedeira eléctrica no máximo.
Adicione os ovos, a baunilha, o leite condensado e bata novamente ate obter uma mistura homogénea.
Adicione a farinha e o fermento e bata novamente.
Passe a forma por agua e coloque-a em cima da grelha do forno, verta a massa e leve ao forno por cerca de 40 min.
Sugestão: Sirva polvilhado com açúcar em pó.
Hoje trago de novo um bolo... Que é por demais DELICIOSO.
Esta receita foi adaptada da Revista Momentos de Partilha de Novembro de 2013.
Ingredientes
120 g de açúcar amarelo
230 g de manteiga à temperatura ambiente
3 ovos
1 c. chá de essência de baunilha
180 g de leite condensado cozido
320 g de farinha tipo 55
1 c. chá de fermento em pó para bolos
Açúcar em pó para polvilhar
Preparação na Bimby
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Coloque no copo o açúcar e a manteiga e bata 5 min/vel 4.
Adicione os ovos, a baunilha, o leite condensado e bata 1 min/vel 3.
Adicione a farinha e o fermento e envolva 20 seg/vel 3.
Passe a forma por agua e coloque-a em cima da grelha do forno, verta a massa e leve ao forno por cerca de 40 min.
Sugestão: Sirva polvilhado de açúcar em pó.
Preparação Tradicional
Pré aqueça o forno a 180ºC
Numa batedeira coloque o açúcar e a manteiga e bata por cerca de 5 minutos com uma batedeira eléctrica no máximo.
Adicione os ovos, a baunilha, o leite condensado e bata novamente ate obter uma mistura homogénea.
Adicione a farinha e o fermento e bata novamente.
Passe a forma por agua e coloque-a em cima da grelha do forno, verta a massa e leve ao forno por cerca de 40 min.
Sugestão: Sirva polvilhado com açúcar em pó.
Nota: Na receita original eles usam açúcar refinado, mas eu pessoalmente, uso o amarelo, deixo ao vosso critério.
A forma usada é da Tupperware, Forma Silicone King... AQUI. Encomendas no meu mail.
Fonte: Adaptado Revista "Momentos de Partilha", nº 36, pag..48
Pão de sementes
Eu adoro pão. Gosto imenso de o comer ainda quente com manteiga... sentir a manteiga a desfazer-se.. hum que delicia.
Há uns anos atrás adquiri uma máquina do pão, que usei imenso, mas hoje em dia e com a vinda da bimby cá para casa faço o pao nela e depois cozo no forno, pessoalmente acho o sabor do pão muito melhor do que cozido na máquina. Acho até a textura bem diferente.
Hoje trago-vos uma receita diferente, muito rica e muito, muito deliciosa.
Trata-se de um pãozinho que leva uma nota de farinha de alfarroba.

Ingredientes
320 ml de agua
25 g de fermento fresco de padeiro
1 c. sopa de azeite
1 c. sopa de mel
5 g de sal
450 g de farinha T65
40 g de farinha de trigo integral
10 g de farinha de alfarroba
2 c. sopa de leite em pó
50 g de sementes (papoila, sesamo, girassol)
Preparação na bimby
Pré aqueça o forno a 50ºC.
No copo da bimby coloque a água e o fermento e programe 2 min/vel 1/temp 37.
Adicione o resto dos ingredientes, excepto as sementes, pela ordem indicada e programe 2 min/vel espiga.
Adicione as semente e programe 1 min/vel espiga.
Passe a forma King por agua, polvilhe com um pouco de farinha e verta a massa para dentro.
Leve ao forno cerca de 45 min a levedar.
Findo este tempo aumente a temperatura para 200ºC e leve a cozer por cerca de 30 minutos.
Preparação na maquina do pão
Retire um pouco de agua dos 320 ml, aqueça e desfaça nela o fermento.
Na cuba da maquina coloque a agua, agua com fermento e todos os outros ingredientes excepto as sementes e programe pão de sementes.
Quando a máquina apitar adicione as sementes.
Há uns anos atrás adquiri uma máquina do pão, que usei imenso, mas hoje em dia e com a vinda da bimby cá para casa faço o pao nela e depois cozo no forno, pessoalmente acho o sabor do pão muito melhor do que cozido na máquina. Acho até a textura bem diferente.
Hoje trago-vos uma receita diferente, muito rica e muito, muito deliciosa.
Trata-se de um pãozinho que leva uma nota de farinha de alfarroba.

Ingredientes
320 ml de agua
25 g de fermento fresco de padeiro
1 c. sopa de azeite
1 c. sopa de mel
5 g de sal
450 g de farinha T65
40 g de farinha de trigo integral
10 g de farinha de alfarroba
2 c. sopa de leite em pó
50 g de sementes (papoila, sesamo, girassol)
Pré aqueça o forno a 50ºC.
No copo da bimby coloque a água e o fermento e programe 2 min/vel 1/temp 37.
Adicione o resto dos ingredientes, excepto as sementes, pela ordem indicada e programe 2 min/vel espiga.
Adicione as semente e programe 1 min/vel espiga.
Passe a forma King por agua, polvilhe com um pouco de farinha e verta a massa para dentro.
Leve ao forno cerca de 45 min a levedar.
Findo este tempo aumente a temperatura para 200ºC e leve a cozer por cerca de 30 minutos.
Preparação na maquina do pão
Retire um pouco de agua dos 320 ml, aqueça e desfaça nela o fermento.
Na cuba da maquina coloque a agua, agua com fermento e todos os outros ingredientes excepto as sementes e programe pão de sementes.
Quando a máquina apitar adicione as sementes.
Subscrever:
Mensagens (Atom)









































