Baked Raspberry Cheesecake


Ingredientes
300 g de bolachas digestivas
100 de manteiga derretida
3 embalagens de queijo creme tipo "Philadelfia"
250 g de açúcar amarelo
1 pacote de iogurte natural
3 ovos tam. M
Raspa de 2 limões
Sumo de 1 limão
50 g de farinha
200 g de framboesas (usei congeladas mas se forem frescas, tanto melhor)
Açúcar em pó para polvilhar e algumas framboesas para decorar

Preparação na Bimby
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Forre o fundo de uma forma amovível de 26 cm com papel vegetal.
No copo da bimby coloque as bolachas e pique 15 seg/vel 5. Junte a manteiga amolecida e envolva 20 seg/vel 4.
Verta para a forma e com os dedos forre o fundo com a mistura e reserve.
No copo da bimby coloque a casca amarela dos limões, o açúcar e programe 20 seg/vel 9.
Coloque a borboleta e adicione o queijo e bata por 5 min/vel 4.
De seguida adicione o iogurte e programe 15 seg/vel 4.
Com a bimby a funcionar na vel 4 vá adicionando os ovos pelo bocal, um a um.
Finalmente adicione o sumo de limão e a farinha, envolva na vel 3 por cerca de 15 seg.
Pegue na forme e disponha as framboesas por cima da bolacha, verta por cima a mistura que acabou de fazer.
Leve ao forno por cerca de 50 minutos ou até que o topo comece a ficar dourado.
Assim que terminar, deixe arrefecer na forma. So desenforme depois de frio. Coloque por cima as framboesas que reservou e polvilhe com açúcar em pó.

Preparação tradicional
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Forre o fundo de uma forma amovível de 26 cm com papel vegetal.
No liquidificador coloque as bolachas e pique. Junte a manteiga amolecida e envolva. Caso não tenha um liqidificador, coloque as bolachas dentro de um saco de plástico e com um rolo da massa passe por cima delas até que estejam todas picadas, depois envolva as bolachas com a manteiga amolecida com as mãos.
Verta para a forma e com os dedos forre o fundo com a mistura e reserve.
Numa taça coloque o queijo, o açúcar e com uma batedeira electrifica bata até obter uma mistura fofa e cremosa.
De seguida adicione o iogurte e bata ate misturar tudo.
Adicionando os ovos um a um e bata bem no intervalo de cada um.
Finalmente adicione a raspa de limão, o sumo, a farinha e bata de novo para envolver bem.
Pegue na forme e disponha as framboesas por cima da bolacha, verta por cima a mistura que acabou de fazer.
Leve ao forno por cerca de 50 minutos ou até que o topo comece a ficar dourado.
Assim que terminar, deixe arrefecer na forma. Só desenforme depois de frio. Coloque por cima as framboesas que reservou e polvilhe com açúcar em pó.

Batata Doce Assada com Mel e Mostarda

Para quem gosta de sabores doces à hora da refeição hoje trago uma sugestão diferente.
Estes legumes são mesmo adocicados e geralmente as crianças costumam gostar. Como eu tenho crianças pequenas fiz ontem para acompanhar com peru assado.
A Eva com 5 anos adorou e repetiu a Sara de 3 anos, assim que colocou a primeira garfada de batata na boca cuspiu-a logo... eu geralmente com sabores novos, não insisto, quando vejo que, claramente não gostam deixo estar.
Eu como adoro batata doce, e gosto da mistura adocicada adorei, pois tá claro! Cá vai.

Ingredientes
3 batatas doces médias
1 cebola média de preferência roxa
2 cenouras aos cubos cortados grosseiramente
1 c. sopa de mostarda
1 c. sopa de mel
Uma pitadinha de sal
2 c. sopa de azeite



Preparação
Pré-aquecer o forno a 220ºC.
Na ultrapro de 2,5L redonda, colocar todos os ingredientes e mexer com o auxilio da espátula. Tapar (NÃO ESQUECER.)
Levar ao forno por 40 minutos.
Findo este tempo, retirar do forno e mexer.
Voltar a levar ao forno por mais 20 minutos.
E esta pronto a servir.




Marmalade Orange Cake

Ingredientes
175 g de manteiga à temperatura ambiente
175 g de açúcar amarelo
1 laranja grande
3 ovos tamanho L
75 g de marmelada
175 g de farinha com fermento
Sumo de 1/2 laranja
Açúcar em pó para polvilhar (facultativo)



Preparação na Bimby
Pré-aqueça o forno a 160ºC. Barre uma forma de 20 cm de diâmetro com manteiga e polvilhe com farinha.
Pese a farinha e reserve.
Com o copo bem lavado e seco coloque a casca de uma laranja (só a parte laranja) e o açúcar e programe cerca de 15 seg na velocidade 9.
Junte a manteiga e programe 5 minutos /vel 4.
Numa batedeira abra os ovos e bata-os levemente com um garfo.
Com a bimby em funcionamento na velocidade 4 vá adicionando lentamente os ovos pelo bocal.
Junte a marmelada e bata por 20 seg/vel 4.
Com a bimby na velocidade 3 junte a farinha pelo bocal até envolver tudo.
No fim junte o sumo da laranja e programe 15 segundos/vel 3.
Verta o preparado para a forma e leve ao forno cerca de 40 minutos.
Deixe arrefecer cerca de 10 minutos, depois coloque para arrefecer em cima de uma rede.
Apenas quando estiver frio polvilhe com o açúcar.


Preparação tradicional
Pré-aqueça o forno a 160ºC. Barre uma forma de 20 cm de diâmetro com manteiga e polvilhe com farinha.
Numa batedeira coloque a manteiga, o açúcar e bata até obter um creme fofo e leve.
Numa outra batedeira pequena abra os ovos e bata-os levemente com um garfo.
Com a batedeira em funcionamento vá adicionando os ovos à mistura de açúcar e manteiga aos poucos e bata cuidadosamente.
Adicione a raspa de laranja, a marmelada e bata de novo.
Com a ajuda de uma colher de pau, vá adicionando a farinha e mexa lentamente até envolver bem, junte ainda sumo de meia laranja.
Verta o preparado para a forma e leve ao forno cerca de 40 minutos.
Deixe arrefecer cerca de 10 minutos, depois coloque para arrefecer em cima de uma rede.
Apenas quando estiver frio polvilhe com o açúcar.


Bara Brith Cake


Ingredientes
1 chávena de chá preto acabado de fazer
1 chávena de chá de açúcar amarelo
1 chávena de chá de fruta cristalizada
2 chávenas de chá de farinha com fermento peneirada
1 ovo
Açúcar em pó para polvilhar

Preparação
Na batedeira coloque o chá a ferver, junte o açúcar e mexa até dissolver. Junte a fruta e deixe repousar durante a noite.
Na manha seguinte pré-aqueça o forno a 180ºC. Pegue numa forma de 20 cm, barre-a com manteiga e polvilhe com farinha.
Junte a farinha à mistura que reservou do dia anterior e bata com a ajuda de uma colher de pau.
Junte o ovo e bata de novo até envolver bem.
Verta para a forma e leve ao forno por cerca de 45 a 50 min ou ate estar cozido.
Deixe arrefecer sobre uma rede e polvilhe com açúcar em pó.


Bom apetite. 

1º Menu Bimby

No sábado passado fiz o primeiro menu do desafio.

Tivemos uma refeição simples, mas muito saborosa.

Quiche rápida de alho francês


Sopa do campo


Arroz doce

O meu arroz é um pouco diferente da receita do livro: então eu faço sem gemas, uso apenas 130g de arroz, 800 g de leite e 1 pacote de natas. Na confecção junto o limão e o pau de canela. Fica um arroz muito mais cremoso. 



Primeiro menu conseguido com sucesso... e agora os vossos? O que vão fazer hoje?

Desafio - Menus de confecção exclusiva Bimby

Hoje venho propor-vos um desafio Bimby.
Tenho recebido vários comentários de amigas que têm a máquina, mas não a usam tanto quanto desejam.
Então nos próximos dias eu vou fazer algumas refeições apenas com ela, serão receitas em que uso exclusivamente a máquina.
Todas receitas serão do livro base, portanto não há desculpas para não dizerem que não têm a receita.
O que vos aconselho é lerem com atenção as receitas do vosso menu (ou do meu), fazerem uma lista dos ingredientes que não têm na dispensa e levar para fazer as compras, assim garantem que não vos falta nada na hora de confeccionar a refeição.
Também há que pensar bem na forma como vamos confeccionar os pratos, há situações em que se pode cozer dois ou três pratos ao mesmo tempo.
Conseguem propor-se a este desafio? Gostava que alinhassem comigo e fossem publicando os vossos menus, junto com as vossas fotos e as vossas ideias.

    Orange Snow Cake


    Ingredientes
    150 g de margarina à temperatura ambiente
    75 g de açúcar branco
    2 ovos (separados gemas de claras)
    250 g de farinha com fermento
    2 c. sopa de marmelada
    Raspa de 1 laranja
    4 c. sopa de sumo de laranja
    Açúcar em pó para polvilhar a gosto

    Preparação
    Barre com margarina e polvilhe com farinha uma forma de cerca de 20 cm de diâmetro.
    Pré-aqueça o forno a 180ºC.

    Preparação na Bimby
    No copo limpo e bem seco, coloque a borboleta, as claras e bata 2 min /vel 3 e 1/2 (sem o copo medida). Retire para uma batedeira e reserve.
    No copo coloque a casca da laranja (só a parte laranja), o açúcar e pulverize na vel 9/ 20 seg.
    Junte a margarina e bata na vel 4/ 2:30 min.
    Adicione as gemas e bata por mais 1:30 na vel 4.
    Junte a farinha, a marmelada e o sumo de laranja e bata na vel 4/ 1 min. Faça descer possíveis restos de massa que possam estar na paredes do copo e volte a bater mais uns segundos.
    Verta a massa para a batedeira onde reservou as claras e envolva muito delicadamente para que estas não percam o ar, com o auxilio da espátula.
    Coloque a massa na forma e leve ao forno por cerca de 45 minutos ou até estar cozido.

    Preparação tradicional
    Num batedeira coloque a margarina, o açúcar e bata ate obter um creme leve e fofo.
    Junte as gemas e bata de novo.
    Adicione  a farinha, a marmelada, a raspa  e o sumo de laranja, volte a bater até estar tudo envolvido.
    Bata as claras em castelo firme e adicione à mistura, envolva muito delicadamente para que estas não percam o ar, com o auxilio da espátula.
    Coloque a massa na forma e leve ao forno por cerca de 45 minutos ou até estar cozido.

    Toque final
    Deixe o bolo arrefecer cerca de 15 minutos na forma e depois retire para uma rede. Quando arrefecer por completo polvilhe com açúcar em pó.


    Pãezinhos Fofos

    Em Janeiro tirei uns dias para ferias em casa dos meus sogros em Oliveira do Hospital. Levei a bimby comigo e fiz montes de receitas. Como fez muito frio e muita chuva, o tempo esteve mesmo propicio para a cozinha.
    Esta foi uma das receitas que fiz e como existe lá uma fornalha a lenha, foi juntar o útil ao agradável.
    A receita é demasiado boa para durar para o dia seguinte.
    Do livro " Bimby, Truques e Dicas e etc" cá vai:



    Ingredientes
    150 g de leite, mais um pouco para pincelar
    100 g de natas
    50 g de açúcar
    25 g de fermento de padeiro fresco
    400 g de farinha de trigo T65, mais q.b. para polvilhar
    100 g de farinha T55
    1 c. chá de sal
    2 ovos

    Preparação na Bimby
    Coloque no copo o leite, as natas, o açúcar, o fermento e aqueça 2 min/ 37ºC/ vel 2.
    Adicione as farinhas, o sal, os ovos e amasse 3 min/ velocidade espiga.
    Retire para a batedeira polvilhada com farinha e deixe levedar por cerca de 40 min ou até a massa dobrar de volume.
    Numa superfície enfarinhada divida a massa em 16 partes (eu dividi em apenas 12), molde pequenas bolas e coloque num tabuleiro de 30x30 cm forrado com papel vegetal.
    Pincele com leite.
    Deixe levedar cerca de 30 minutos.
    Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC cerca de 15 minutos.
    Retire e deixe arrefecer sobre uma rede.

    Preparação na Maquina de Fazer Pão
    Coloque na maquina pela ordem indicada e escolha o programa massas levedas.
    Quando terminar de levedar retire para uma superfície enfarinhada divida a massa em 16 partes (eu dividi em apenas 12), molde pequenas bolas e coloque num tabuleiro de 30x30 cm forrado com papel vegetal.
    Pincele com leite.
    Deixe levedar cerca de 30 minutos.
    Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC cerca de 15 minutos.
    Retire e deixe arrefecer sobre uma rede.

    Nota: Pode substituir o fermento de padeiro fresco por cerca de 5g de fermento seco.

    Fonte: Livro "Bimby, Truques e Dicas, pag. 55



    Carcaças da Bimby



    Ingredientes
    200 g água
    70 g de leite
    20 g de manteiga
    20 g de fermento de padeiro fresco
    1 pitada de açúcar
    500 g de farinha T65
    1 de c. café e 1/2 de sal

    Preparação na Bimby
    Coloque no copo a água, o leite, a manteiga, o fermento e o açúcar e aqueça 2 min/37ºC/ vel 2.
    Adicione a farinha e o sal e amasse 3 min/vel espiga. Retire e deixe levedar num local morno cerca de 30 min ou até a massa dobrar de volume.
    Divida em 12 partes com aproximadamente 65 g cada bolinha e molde as carcaças. Coloque num tabuleiro polvilhado com farinha e deixe levedar cerca de 30 minutos.
    Pré-aqueça o forno a 180ºC.
    Polvilhe com farinha as carcaças e com uma faca faça um corte na parte superior de cada uma e leve ao forno por cerca de 25 minutos.
    Retire e deixe arrefecer sobre uma rede.

    Preparação na maquina de fazer pão
    É so colocar tudo pela ordem indicada e escolher o programa massas levedas.
    Quando terminar divida em 12 partes com aproximadamente 65 g cada bolinha e molde as carcaças. Coloque num tabuleiro polvilhado com farinha e deixe levedar cerca de 30 minutos.
    Pré-aqueça o forno a 180ºC.
    Polvilhe com farinha as carcaças e com uma faca faça um corte na parte superior de cada uma e leve ao forno por cerca de 25 minutos.
    Retire e deixe arrefecer sobre uma rede.


    Nota se usar fermento seco de padeiro, troque a ordem do sal pelo fermento.

    Fonte. Revista "Momentos de Partilha Bimby", Outubro 2012, pag. 14.

    Sticky Ginger Cake

    Hoje acordei cheia de vontade de cozinhar. Apesar da semana ter corrido tremendamente mal, dado que fui burlada, achei que a melhor terapia para mim seria cozinhar.
    Depois de fazer iogurtes, pão e sopa decidi fazer este bolinho que é para lá de maravilhoso.
    A textura, o sabor e a humidade digamos que é perfeito. Um bolo a fazer muitas vezes.
    Gosto de bolos assim.


    Ingredientes
    300 g de farinha com fermento
    200 g de açucar amarelo
    125 de margarina ou manteiga sem sal à temperatura ambiente
    3/4 de c. chá bicarbonato de sódio
    2 c. de chá de gengibre em pó
    2 c. de sopa de Golden Syrup
    1 ovo
    250 ml de leite


    Preparação na Bimby
    Pré-aqueça o forno a 180ºC. Barre com manteiga e polvilhe de farinha uma forma de 24 cm de diâmetro.
    No copo coloque todos os ingredientes.
    Aqueça o leite até ferver.
    Coloque o leite no copo e programe 1.30 min / vel 4. Com o axilio da espátula envolva e faça descer a massa das paredes do copo e programe mais 1 min/ vel 4.
    Verta o preparado para a forma e leve ao forno cerca de 30 minutos ou ate estar cozido.
    Deixe arrefecer o bolo dentro da forma cerca de 10 minutos antes de desenformar.



    Preparação tradicional
    Pré-aqueça o forno a 180ºC. Barre com manteiga e polvilhe de farinha uma forma de 24 cm de diâmetro.
    Numa batedeira coloque todos os ingredientes.
    Aqueça o leite até ferver.
    Coloque o leite na batedeira e bata até obter um creme fofo.
    Verta o preparado para a forma e leve ao forno cerca de 30 minutos ou ate estar cozido.
    Deixe arrefecer o bolo dentro da forma cerca de 10 minutos antes de desenformar.


    Cobertura
    2 c. de sopa de limão
    1 chávena de chá mal cheia de açúcar em pó

    Preparação 
    Pulverize o açúcar na bimby programando 30 seg / vel 9 ou use açúcar em pó de compra.
    Numa batedeira coloque o sumo de limão e açúcar e bata com uma colher de pau ate obter um creme homogéneo e esbranquiçado.
    Verta por cima do bolo depois deste estar completamente frio.

    Bom apetite!

    Scones Classicos

    Hoje o tempo esta bom para ter o forno ligado e fazer coisas deliciosas.
    Estava a pensar em cozer pão, mas lembrei-me que scones saberiam melhor.
    Mãos na massa e voilá.




    Ingredientes
    420 g de farinha com fermento
    1 c. chá de fermento em pó
    1 c. de sopa de açúcar em pó
    1/4 c. chá de sal
    30 g de manteiga amolecida
    180 ml de leite
    125 ml de água

    Preparação na Bimby
    Pré-aqueça o forno a 220ºC.
    Coloque todos os ingredientes pela ordem indicada e programe 3 min/ vel espiga.
    Barre com manteiga e polvilhe com farinha um tabuleiro de cerca de 19 cm.
    Polvilhe uma zona de trabalho com farinha ou use o tapete de pastelaria da Tupperware e estenda a massa. Com um cortador redondo corte 12 pedaços  com cerca de 2 cm de espessura. Disponha-os lado a lado na forma até que esta esteja completa.
    Pincele-os com leite.
    Leve ao forno por cerca de 15 minutos.




    Preparação tradicional
    Pré-aqueça o forno a 220ºC.
    Numa taça coloque a farinha, o fermento, o açúcar e o sal e envolva com um garfo.
    Faça uma covinha ao meio e adicione o leite e vá mexendo com o garfo, depois adicione a agua lentamente e amasse. A massa deve estar bem lisa e nao pode deve pegar as mãos quando enfarinhadas.
    Barre com manteiga e polvilhe com farinha um tabuleiro de cerca de 19 cm.
    Polvilhe uma zona de trabalho com farinha ou use o tapete de pastelaria da Tupperware e estenda a massa. Com um cortador redondo corte 12 pedaços  com cerca de 2 cm de espessura. Disponha-os lado a lado na forma até que esta esteja completa.
    Pincele-os com leite.
    Leve ao forno por cerca de 15 minutos.

    Nota: se por acaso notar que a massa não forma uma bola adicione mais farinha.
    Outro apontamento, eu não usei açucar em pó, usei normal, mas pode perfeitamente pulverizá-lo na bimby.



    Massada de Salsichas

    Há dias em que não tenho tempo para fazer jantar, ou porque o pai vem tarde e as crianças exigem demais a minha atenção ou simplesmente porque o Samuel quer colinho e pronto.
    Aqui o prato preferido dos pequenos é massa/arroz com coisas e se for com salsichas é perfeito.
    Hoje e para ja deixar tudo pré-preparado para logo, misturei meia dúzia de coisas envolvi com massa e logo é so por o queijo e levar ao forno.
    Vou acompanhar com broculos cozidos porque também comem muito bem.
    É uma receita simples, rápida e super saborosa claro!
    Às vezes faço com atum em vez de salsichas e costumo variar os legumes, digamos que é o que tiver em stock.
    Logo que tenha uma foto bonita do resultado final coloco, mas como varias pessoas me pediram a receita vou publicar já.

    Ingredientes
    Massa cozida (pode ser fusili, cotovelos ou até mesmo esparguete)
    1 cebola pequena
    2 dentes de alho
    Azeite q.b.
    2 latas de salsichas de aves
    Milho a gosto
    1 cenoura aos cubos
    1 pacote de cogumelos congelados
    Polpa de tomate q.b.
    Pimenta q.b.
    Oregãos
    Sal q.b.
    1 pacote de natas
    1 pacote de queijo ralado

    Preparação
    Num tacho coloque a cebola e o alho picado. Regue com azeite e deixe refogar uns minutos em lume brando.
    Adicione as salsichas as rodelas, o milho,  a cenoura, os cogumelos, a polpa de tomate e tempere de sal, pimenta e orégãos. Deixe cozinhar por 10 minutos.
    Pré-aqueça o forno a 220ºc.
    Adicione um pacote de natas, rectifique os temperos e deixe cozinhar não mais de 5 minutos.
    No ultrapro de 3,3L disponha a massa e envolva com a mistura de salsichas, polvilhe com queijo ralado e com oregãos e tapo. Leve ao forno a gratinar cerca de 30 minutos.


    Pão-de-ló na Bimby

    Eu adoro pão de ló.
    Trata-se de um bolo simples, que não leva manteiga na sua confecção, apenas ovos, farinha e açúcar.
    Fica extremamente fofo e muito saboroso... muito mesmo.
    Se o fizerem com ovos caseiros então fica bastante amarelinho, mesmo apetitoso.
    Na sexta-feira tenta introduzir aqui a receita, mas não sei porque o blogger estava com problemas e não me deixava gravar a mensagem, portanto agora cá vai...



    Ingredientes
    9 ovos
    500 g açúcar
    250 g de farinha tipo 55 sem fermento
    1 colher de chá bem cheia de fermento

    Preparação
    Pré- aqueça o forno a 180ºC.
    Coloque a borboleta no copo os ovos, o açúcar e programe 9 min/37/vel 3.
    Por ultimo junte a farinha, o fermento e programe 20 seg/vel 3. 
    Deite o preparado numa forma de coroa, untada com manteiga e polvilhada com farinha, leve ao forno por cerca de 40 min.

    Sem Bimby
    Pré-aqueça o forno a 180ºC.
    Numa taça coloque os ovos o açúcar e com a ajuda da batedeira eléctrica bata por 10 min.
    Por ultimo junte a farinha, o fermento e bata ate estar tudo misturado, não precisa de bater muito tempo uns 20 a 30 segundos, basta.. 
    Deite o preparado numa forma de coroa, untada com manteiga e polvilhada com farinha, leve ao forno por cerca de 40 min.

    Nota: eu como gosto imenso do efeito do papel vegetal, não untei a forma e forrei-a. Ficou lindo.
    De sabor então, não há palavras, muito melhor que qualquer um de compra. Leve, fofo, amarelinho (usei ovos caseiros) e uma textura... divinal mesmo.

    Bolo de Leite Condensado

    Bem, durante vários dias tenho trazido receitas cozinhadas na forma de silicone King da prestigiada marca Tupperware... quem tem, agora não tem desculpa para não usar.
    Hoje trago de novo um bolo... Que é por demais DELICIOSO.
    Esta receita foi adaptada da Revista Momentos de Partilha de Novembro de 2013.



    Ingredientes
    120 g de açúcar amarelo
    230 g de manteiga à temperatura ambiente
    3 ovos
    1 c. chá de essência de baunilha
    180 g de leite condensado cozido
    320 g de farinha tipo 55
    1 c. chá de fermento em pó para bolos
    Açúcar em pó para polvilhar

    Preparação na Bimby
    Pré-aqueça o forno a 180ºC.
    Coloque no copo o açúcar e a manteiga e bata 5 min/vel 4.
    Adicione os ovos, a baunilha, o leite condensado e bata 1 min/vel 3.
    Adicione a farinha e o fermento e envolva 20 seg/vel 3.
    Passe a forma por agua e coloque-a em cima da grelha do forno, verta a massa e leve ao forno por cerca de 40 min.
    Sugestão: Sirva polvilhado de açúcar em pó.

    Preparação Tradicional
    Pré aqueça o forno a 180ºC
    Numa batedeira coloque o açúcar e a manteiga e bata por cerca de 5 minutos com uma batedeira eléctrica no máximo.
    Adicione os ovos, a baunilha, o leite condensado e bata novamente ate obter uma mistura homogénea.
    Adicione a farinha e o fermento e bata novamente.
    Passe a forma por agua e coloque-a em cima da grelha do forno, verta a massa e leve ao forno por cerca de 40 min.
    Sugestão: Sirva polvilhado com açúcar em pó.



    Nota: Na receita original eles usam açúcar refinado, mas eu pessoalmente, uso o amarelo, deixo ao vosso critério.

    A forma usada é da Tupperware, Forma Silicone King... AQUI. Encomendas no meu mail. 


    Fonte: Adaptado Revista "Momentos de Partilha", nº 36, pag..48

    Pão de sementes

    Eu adoro pão. Gosto imenso de o comer ainda quente com manteiga... sentir a manteiga a desfazer-se.. hum que delicia.
    Há uns anos atrás adquiri uma máquina do pão, que usei imenso, mas hoje em dia e com a vinda da bimby cá para casa faço o pao nela e depois cozo no forno, pessoalmente acho o sabor do pão muito melhor do que cozido na máquina. Acho até a textura bem diferente.
    Hoje trago-vos uma receita diferente, muito rica e muito, muito deliciosa.
    Trata-se de um pãozinho que leva uma nota de farinha de alfarroba.



    Ingredientes
    320 ml de agua
    25 g de fermento fresco de padeiro
    1 c. sopa de azeite
    1 c. sopa de mel
    5 g de sal
    450 g de farinha T65
    40 g de farinha de trigo integral
    10 g de farinha de alfarroba
    2 c. sopa de leite em pó
    50 g de sementes (papoila, sesamo, girassol)

    Preparação na bimby
    Pré aqueça o forno a 50ºC.
    No copo da bimby coloque a água e o fermento e programe 2 min/vel 1/temp 37.
    Adicione o resto dos ingredientes, excepto as sementes, pela ordem indicada e programe 2 min/vel espiga.
    Adicione as semente e programe 1 min/vel espiga.
    Passe a forma King por agua, polvilhe com um pouco de farinha e verta a massa para dentro.
    Leve ao forno cerca de 45 min a levedar.
    Findo este tempo aumente a temperatura para 200ºC e leve a cozer por cerca de 30 minutos.



    Preparação na  maquina do pão
    Retire um pouco de agua dos 320 ml, aqueça e desfaça nela o fermento.
    Na cuba da maquina coloque a agua, agua com fermento e todos os outros ingredientes excepto as sementes e programe pão de sementes.
    Quando a máquina apitar adicione as sementes.





    Bolo Marmore

    Eu gosto muito das formas de silicone por serem bastante praticas e fáceis de usar. Basta passar por agua antes de cada utilização, verter a massa e colocar no forno.
    Não temos de untar e polvilhar com farinha, ou seja não é preciso sujar as maozinhas...
    É preciso ter o cuidado de assentar a forma em cima da grelha do forno antes de a colocar a cozer, uma vez que a forma de silicone é super maleável, se não tiver esta atenção quando lhe for pegar ela pode verter.
    No forno há que ter atenção e não usar temperaturas superiores a 160/180 graus.


    Ingredientes
    100 g de margarina
    250 g de açúcar amarelo
    1 c. chá de extrato de baunilha
    5 ovos tam. L
    250 g de farinha
    1 c. chá bem cheia de fermento em pó
    40 g de cacau

    Preparação
    Ligue o forno a 180ºC.
    No copo coloque a margarina, o açúcar, a baunilha e os ovos, programe 30 seg/vel 6.
    Adicione a farinha, o fermento e programe 40 seg/vel 6.
    Passe a forma de silicone por água e verta metade da massa.
    À outra metade junte o cacau e programe 30 seg/vel 6, passando com a espátula para fazer descer os resíduos das paredes do copo.
    Deite por cima da massa branca e misture grosseiramente com uma colher de sopa.
    Leve ao forno a cozer por cerca de 40 min ou aé que o palito saia limpo.




    Super fácil desenformar e fica todo bonito, até na parte de baixo.




    Fonte: Adaptado Revista "Teleculinária Robot de cozinha", pag. 10

    Bolo de Amêndoa e Framboesa

    Eu adoro receitas que levem fruta à mistura. Gosto especialmente de contrastar o doce com o amargo da fruta que é o caso desta receita.
    Como há uns tempos atrás comprei 5 kg de framboesas e tenho congeladas para usar ao longo do inverno, resolvi usá-las nesta deliciosa receita.
    Convido-vos a testar, porque de facto é maravilhosa. É muito saboroso.





    Ingredientes
    140 g de amêndoas
    140 g de manteiga à temperatura ambiente
    140 g de açúcar amarelo
    140 g de farinha com fermento
    2 ovos
    1 c. sopa de extracto de baunilha
    250 g de framboesas
    2 c. sopa de amêndoa laminada
    Açúcar em pó para polvilhar

    Preparação
    Pré-aqueça o forno a 180 ºC.
    Barrar com manteiga a ultrapro de 1,5L, e polvilhe com farinha.
    No copo da bimby ou no liquidificador coloque a amêndoa, a manteiga, o açúcar, a farinha, os ovos, e a baunilha. Na bimby programe 30 seg/vel 4, no liquidificar bata até que a massa esteja homogénea. 
    Verta metade do preparado para ultrapro e espalhe metade das framboesas por cima. 
    Verta o resto da massa por cima e espalhe as restantes framboesas, com a ponta dos dedos pressione-as para que enterrem na massa. 

    Finalmente espalhe as amêndoas laminadas por cima da massa.
    Sem tampa, leve ao forno por cerca de 50 min ou ate que esteja cozido.
    Depois de frio, desenforme e polvilhe com açúcar em pó.

    Bolo de Maça e Iogurte

    Mais uma receita do livro novo.
    A receita original era com pêra, mas como não tinha, usei maça.
    Quero dizer que adorei este bolo. É sem duvida uma receita a repetir. É muito fácil de fazer e se usar uma forma de silicone nem tem de sujar as mãos a "besuntar" a forma.
    Fica aqui a receita.



    Ingredientes
    1 maça (ou outra fruta a gosto como pera, pêssego ou banana), cortada em quartos
    3 ovos
    120 g de iogurte (usei natural)
    50 g de coco ralado
    200 g de açúcar
    80 g de óleo
    150 g de farinha T55
    1 c. chá de fermento para bolos
    1 pitada de sal

    Preparação
    Pré-aqueça o forno a 180ºC.
    Coloque no copo a mça e pique  5 seg/vel 5.
    Adicione os ovos, o iogurte, o coco, o açúcar e o óleo e bata 2 min/vel 6.
    Adicione a farinha, o fermento e o sal e envolva 6-8 seg /vel 3. Se usar a forma King de silicone da Tupperware, basta passar por agua e sem secar, verta a massa para dentro, mas antes, não esqueça de colocar a forma assente na grelha do forno para transportar, se não vai espalhar a massa toda.

    Coloque na forma reservada e leve ao forno a 180ºC cerca de 40 minutos. Deixe arrefecer completamente antes de desenformar, no caso de usar a forma de silicone.

    Nota: Se usar usar uma forma de bolo inglês de alumínio, escolha uma de 24 x 11 cm. Unte-a com manteiga e polvilhe-a bem antes de verter a massa.



    Fonte: Livro "Bimby, Truques e Dicas", pag.93






    Pão de nozes e passas

    Recebi no sábado passado o meu livro novo da Bimby.



    Ao desfolhe-a-lo vi esta receita, que pensei logo em fazer, mal houvesse oportunidade.


    Nós por cá adoramos pão, seja ele branco, preto, de cereais ou ate pão doce... gostamos imenso de variar.

    Ontem la pus mão à massa e toca a fazer.





    Ingredientes
    casca de uma laranja, só a parte laranja
    360 g de água
    25 g de fermento fresco de padeiro ou cerca de 7 g de fermento seco
    200 g de farinha de centeio
    1 c.chá de sal
    300 g de farinha T65, mais q.b. para polvilhar.
    50 g de miolo de noz, grosseiramente picada
    50 g de passas

    Preparação
    Coloque no copo a casca  de laranja e rale 30 seg/vel 9.
    Adicione a água e o fermento e aqueça 2 min/37ºC/vel 2.
    Adicione a farinha de centeio e o sal e misture 10 seg/vel 6.
    Adicione a farinha T65 e o miolo de noz e as passas e amasse 2 min/vel espiga.
    Retire para a batedeira, polvilhada com farinha e feche, deixe levedar por cerca de 40 minutos ou até dobrar de volume.


    Retire do recipiente para o tapete de silicone da Tupperware devidamente polvilhado com farinha, e com as mãos enfarinhadas faça uma ou duas bolas, deixe levedar por mais 30 minutos.



    Pré-aqueça o forno a 240 graus e leve a cozer por cerca de 30 minutos. Retire e deixe arrefecer sobre uma rede.

    Fonte: Adaptado do livro "Bimby, Truques e Dicas", pag. 58