Sticky Ginger Cake

Hoje acordei cheia de vontade de cozinhar. Apesar da semana ter corrido tremendamente mal, dado que fui burlada, achei que a melhor terapia para mim seria cozinhar.
Depois de fazer iogurtes, pão e sopa decidi fazer este bolinho que é para lá de maravilhoso.
A textura, o sabor e a humidade digamos que é perfeito. Um bolo a fazer muitas vezes.
Gosto de bolos assim.


Ingredientes
300 g de farinha com fermento
200 g de açucar amarelo
125 de margarina ou manteiga sem sal à temperatura ambiente
3/4 de c. chá bicarbonato de sódio
2 c. de chá de gengibre em pó
2 c. de sopa de Golden Syrup
1 ovo
250 ml de leite


Preparação na Bimby
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Barre com manteiga e polvilhe de farinha uma forma de 24 cm de diâmetro.
No copo coloque todos os ingredientes.
Aqueça o leite até ferver.
Coloque o leite no copo e programe 1.30 min / vel 4. Com o axilio da espátula envolva e faça descer a massa das paredes do copo e programe mais 1 min/ vel 4.
Verta o preparado para a forma e leve ao forno cerca de 30 minutos ou ate estar cozido.
Deixe arrefecer o bolo dentro da forma cerca de 10 minutos antes de desenformar.



Preparação tradicional
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Barre com manteiga e polvilhe de farinha uma forma de 24 cm de diâmetro.
Numa batedeira coloque todos os ingredientes.
Aqueça o leite até ferver.
Coloque o leite na batedeira e bata até obter um creme fofo.
Verta o preparado para a forma e leve ao forno cerca de 30 minutos ou ate estar cozido.
Deixe arrefecer o bolo dentro da forma cerca de 10 minutos antes de desenformar.


Cobertura
2 c. de sopa de limão
1 chávena de chá mal cheia de açúcar em pó

Preparação 
Pulverize o açúcar na bimby programando 30 seg / vel 9 ou use açúcar em pó de compra.
Numa batedeira coloque o sumo de limão e açúcar e bata com uma colher de pau ate obter um creme homogéneo e esbranquiçado.
Verta por cima do bolo depois deste estar completamente frio.

Bom apetite!

Scones Classicos

Hoje o tempo esta bom para ter o forno ligado e fazer coisas deliciosas.
Estava a pensar em cozer pão, mas lembrei-me que scones saberiam melhor.
Mãos na massa e voilá.




Ingredientes
420 g de farinha com fermento
1 c. chá de fermento em pó
1 c. de sopa de açúcar em pó
1/4 c. chá de sal
30 g de manteiga amolecida
180 ml de leite
125 ml de água

Preparação na Bimby
Pré-aqueça o forno a 220ºC.
Coloque todos os ingredientes pela ordem indicada e programe 3 min/ vel espiga.
Barre com manteiga e polvilhe com farinha um tabuleiro de cerca de 19 cm.
Polvilhe uma zona de trabalho com farinha ou use o tapete de pastelaria da Tupperware e estenda a massa. Com um cortador redondo corte 12 pedaços  com cerca de 2 cm de espessura. Disponha-os lado a lado na forma até que esta esteja completa.
Pincele-os com leite.
Leve ao forno por cerca de 15 minutos.




Preparação tradicional
Pré-aqueça o forno a 220ºC.
Numa taça coloque a farinha, o fermento, o açúcar e o sal e envolva com um garfo.
Faça uma covinha ao meio e adicione o leite e vá mexendo com o garfo, depois adicione a agua lentamente e amasse. A massa deve estar bem lisa e nao pode deve pegar as mãos quando enfarinhadas.
Barre com manteiga e polvilhe com farinha um tabuleiro de cerca de 19 cm.
Polvilhe uma zona de trabalho com farinha ou use o tapete de pastelaria da Tupperware e estenda a massa. Com um cortador redondo corte 12 pedaços  com cerca de 2 cm de espessura. Disponha-os lado a lado na forma até que esta esteja completa.
Pincele-os com leite.
Leve ao forno por cerca de 15 minutos.

Nota: se por acaso notar que a massa não forma uma bola adicione mais farinha.
Outro apontamento, eu não usei açucar em pó, usei normal, mas pode perfeitamente pulverizá-lo na bimby.



Massada de Salsichas

Há dias em que não tenho tempo para fazer jantar, ou porque o pai vem tarde e as crianças exigem demais a minha atenção ou simplesmente porque o Samuel quer colinho e pronto.
Aqui o prato preferido dos pequenos é massa/arroz com coisas e se for com salsichas é perfeito.
Hoje e para ja deixar tudo pré-preparado para logo, misturei meia dúzia de coisas envolvi com massa e logo é so por o queijo e levar ao forno.
Vou acompanhar com broculos cozidos porque também comem muito bem.
É uma receita simples, rápida e super saborosa claro!
Às vezes faço com atum em vez de salsichas e costumo variar os legumes, digamos que é o que tiver em stock.
Logo que tenha uma foto bonita do resultado final coloco, mas como varias pessoas me pediram a receita vou publicar já.

Ingredientes
Massa cozida (pode ser fusili, cotovelos ou até mesmo esparguete)
1 cebola pequena
2 dentes de alho
Azeite q.b.
2 latas de salsichas de aves
Milho a gosto
1 cenoura aos cubos
1 pacote de cogumelos congelados
Polpa de tomate q.b.
Pimenta q.b.
Oregãos
Sal q.b.
1 pacote de natas
1 pacote de queijo ralado

Preparação
Num tacho coloque a cebola e o alho picado. Regue com azeite e deixe refogar uns minutos em lume brando.
Adicione as salsichas as rodelas, o milho,  a cenoura, os cogumelos, a polpa de tomate e tempere de sal, pimenta e orégãos. Deixe cozinhar por 10 minutos.
Pré-aqueça o forno a 220ºc.
Adicione um pacote de natas, rectifique os temperos e deixe cozinhar não mais de 5 minutos.
No ultrapro de 3,3L disponha a massa e envolva com a mistura de salsichas, polvilhe com queijo ralado e com oregãos e tapo. Leve ao forno a gratinar cerca de 30 minutos.


Pão-de-ló na Bimby

Eu adoro pão de ló.
Trata-se de um bolo simples, que não leva manteiga na sua confecção, apenas ovos, farinha e açúcar.
Fica extremamente fofo e muito saboroso... muito mesmo.
Se o fizerem com ovos caseiros então fica bastante amarelinho, mesmo apetitoso.
Na sexta-feira tenta introduzir aqui a receita, mas não sei porque o blogger estava com problemas e não me deixava gravar a mensagem, portanto agora cá vai...



Ingredientes
9 ovos
500 g açúcar
250 g de farinha tipo 55 sem fermento
1 colher de chá bem cheia de fermento

Preparação
Pré- aqueça o forno a 180ºC.
Coloque a borboleta no copo os ovos, o açúcar e programe 9 min/37/vel 3.
Por ultimo junte a farinha, o fermento e programe 20 seg/vel 3. 
Deite o preparado numa forma de coroa, untada com manteiga e polvilhada com farinha, leve ao forno por cerca de 40 min.

Sem Bimby
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Numa taça coloque os ovos o açúcar e com a ajuda da batedeira eléctrica bata por 10 min.
Por ultimo junte a farinha, o fermento e bata ate estar tudo misturado, não precisa de bater muito tempo uns 20 a 30 segundos, basta.. 
Deite o preparado numa forma de coroa, untada com manteiga e polvilhada com farinha, leve ao forno por cerca de 40 min.

Nota: eu como gosto imenso do efeito do papel vegetal, não untei a forma e forrei-a. Ficou lindo.
De sabor então, não há palavras, muito melhor que qualquer um de compra. Leve, fofo, amarelinho (usei ovos caseiros) e uma textura... divinal mesmo.

Bolo de Leite Condensado

Bem, durante vários dias tenho trazido receitas cozinhadas na forma de silicone King da prestigiada marca Tupperware... quem tem, agora não tem desculpa para não usar.
Hoje trago de novo um bolo... Que é por demais DELICIOSO.
Esta receita foi adaptada da Revista Momentos de Partilha de Novembro de 2013.



Ingredientes
120 g de açúcar amarelo
230 g de manteiga à temperatura ambiente
3 ovos
1 c. chá de essência de baunilha
180 g de leite condensado cozido
320 g de farinha tipo 55
1 c. chá de fermento em pó para bolos
Açúcar em pó para polvilhar

Preparação na Bimby
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Coloque no copo o açúcar e a manteiga e bata 5 min/vel 4.
Adicione os ovos, a baunilha, o leite condensado e bata 1 min/vel 3.
Adicione a farinha e o fermento e envolva 20 seg/vel 3.
Passe a forma por agua e coloque-a em cima da grelha do forno, verta a massa e leve ao forno por cerca de 40 min.
Sugestão: Sirva polvilhado de açúcar em pó.

Preparação Tradicional
Pré aqueça o forno a 180ºC
Numa batedeira coloque o açúcar e a manteiga e bata por cerca de 5 minutos com uma batedeira eléctrica no máximo.
Adicione os ovos, a baunilha, o leite condensado e bata novamente ate obter uma mistura homogénea.
Adicione a farinha e o fermento e bata novamente.
Passe a forma por agua e coloque-a em cima da grelha do forno, verta a massa e leve ao forno por cerca de 40 min.
Sugestão: Sirva polvilhado com açúcar em pó.



Nota: Na receita original eles usam açúcar refinado, mas eu pessoalmente, uso o amarelo, deixo ao vosso critério.

A forma usada é da Tupperware, Forma Silicone King... AQUI. Encomendas no meu mail. 


Fonte: Adaptado Revista "Momentos de Partilha", nº 36, pag..48

Pão de sementes

Eu adoro pão. Gosto imenso de o comer ainda quente com manteiga... sentir a manteiga a desfazer-se.. hum que delicia.
Há uns anos atrás adquiri uma máquina do pão, que usei imenso, mas hoje em dia e com a vinda da bimby cá para casa faço o pao nela e depois cozo no forno, pessoalmente acho o sabor do pão muito melhor do que cozido na máquina. Acho até a textura bem diferente.
Hoje trago-vos uma receita diferente, muito rica e muito, muito deliciosa.
Trata-se de um pãozinho que leva uma nota de farinha de alfarroba.



Ingredientes
320 ml de agua
25 g de fermento fresco de padeiro
1 c. sopa de azeite
1 c. sopa de mel
5 g de sal
450 g de farinha T65
40 g de farinha de trigo integral
10 g de farinha de alfarroba
2 c. sopa de leite em pó
50 g de sementes (papoila, sesamo, girassol)

Preparação na bimby
Pré aqueça o forno a 50ºC.
No copo da bimby coloque a água e o fermento e programe 2 min/vel 1/temp 37.
Adicione o resto dos ingredientes, excepto as sementes, pela ordem indicada e programe 2 min/vel espiga.
Adicione as semente e programe 1 min/vel espiga.
Passe a forma King por agua, polvilhe com um pouco de farinha e verta a massa para dentro.
Leve ao forno cerca de 45 min a levedar.
Findo este tempo aumente a temperatura para 200ºC e leve a cozer por cerca de 30 minutos.



Preparação na  maquina do pão
Retire um pouco de agua dos 320 ml, aqueça e desfaça nela o fermento.
Na cuba da maquina coloque a agua, agua com fermento e todos os outros ingredientes excepto as sementes e programe pão de sementes.
Quando a máquina apitar adicione as sementes.





Bolo Marmore

Eu gosto muito das formas de silicone por serem bastante praticas e fáceis de usar. Basta passar por agua antes de cada utilização, verter a massa e colocar no forno.
Não temos de untar e polvilhar com farinha, ou seja não é preciso sujar as maozinhas...
É preciso ter o cuidado de assentar a forma em cima da grelha do forno antes de a colocar a cozer, uma vez que a forma de silicone é super maleável, se não tiver esta atenção quando lhe for pegar ela pode verter.
No forno há que ter atenção e não usar temperaturas superiores a 160/180 graus.


Ingredientes
100 g de margarina
250 g de açúcar amarelo
1 c. chá de extrato de baunilha
5 ovos tam. L
250 g de farinha
1 c. chá bem cheia de fermento em pó
40 g de cacau

Preparação
Ligue o forno a 180ºC.
No copo coloque a margarina, o açúcar, a baunilha e os ovos, programe 30 seg/vel 6.
Adicione a farinha, o fermento e programe 40 seg/vel 6.
Passe a forma de silicone por água e verta metade da massa.
À outra metade junte o cacau e programe 30 seg/vel 6, passando com a espátula para fazer descer os resíduos das paredes do copo.
Deite por cima da massa branca e misture grosseiramente com uma colher de sopa.
Leve ao forno a cozer por cerca de 40 min ou aé que o palito saia limpo.




Super fácil desenformar e fica todo bonito, até na parte de baixo.




Fonte: Adaptado Revista "Teleculinária Robot de cozinha", pag. 10

Bolo de Amêndoa e Framboesa

Eu adoro receitas que levem fruta à mistura. Gosto especialmente de contrastar o doce com o amargo da fruta que é o caso desta receita.
Como há uns tempos atrás comprei 5 kg de framboesas e tenho congeladas para usar ao longo do inverno, resolvi usá-las nesta deliciosa receita.
Convido-vos a testar, porque de facto é maravilhosa. É muito saboroso.





Ingredientes
140 g de amêndoas
140 g de manteiga à temperatura ambiente
140 g de açúcar amarelo
140 g de farinha com fermento
2 ovos
1 c. sopa de extracto de baunilha
250 g de framboesas
2 c. sopa de amêndoa laminada
Açúcar em pó para polvilhar

Preparação
Pré-aqueça o forno a 180 ºC.
Barrar com manteiga a ultrapro de 1,5L, e polvilhe com farinha.
No copo da bimby ou no liquidificador coloque a amêndoa, a manteiga, o açúcar, a farinha, os ovos, e a baunilha. Na bimby programe 30 seg/vel 4, no liquidificar bata até que a massa esteja homogénea. 
Verta metade do preparado para ultrapro e espalhe metade das framboesas por cima. 
Verta o resto da massa por cima e espalhe as restantes framboesas, com a ponta dos dedos pressione-as para que enterrem na massa. 

Finalmente espalhe as amêndoas laminadas por cima da massa.
Sem tampa, leve ao forno por cerca de 50 min ou ate que esteja cozido.
Depois de frio, desenforme e polvilhe com açúcar em pó.

Bolo de Maça e Iogurte

Mais uma receita do livro novo.
A receita original era com pêra, mas como não tinha, usei maça.
Quero dizer que adorei este bolo. É sem duvida uma receita a repetir. É muito fácil de fazer e se usar uma forma de silicone nem tem de sujar as mãos a "besuntar" a forma.
Fica aqui a receita.



Ingredientes
1 maça (ou outra fruta a gosto como pera, pêssego ou banana), cortada em quartos
3 ovos
120 g de iogurte (usei natural)
50 g de coco ralado
200 g de açúcar
80 g de óleo
150 g de farinha T55
1 c. chá de fermento para bolos
1 pitada de sal

Preparação
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Coloque no copo a mça e pique  5 seg/vel 5.
Adicione os ovos, o iogurte, o coco, o açúcar e o óleo e bata 2 min/vel 6.
Adicione a farinha, o fermento e o sal e envolva 6-8 seg /vel 3. Se usar a forma King de silicone da Tupperware, basta passar por agua e sem secar, verta a massa para dentro, mas antes, não esqueça de colocar a forma assente na grelha do forno para transportar, se não vai espalhar a massa toda.

Coloque na forma reservada e leve ao forno a 180ºC cerca de 40 minutos. Deixe arrefecer completamente antes de desenformar, no caso de usar a forma de silicone.

Nota: Se usar usar uma forma de bolo inglês de alumínio, escolha uma de 24 x 11 cm. Unte-a com manteiga e polvilhe-a bem antes de verter a massa.



Fonte: Livro "Bimby, Truques e Dicas", pag.93






Pão de nozes e passas

Recebi no sábado passado o meu livro novo da Bimby.



Ao desfolhe-a-lo vi esta receita, que pensei logo em fazer, mal houvesse oportunidade.


Nós por cá adoramos pão, seja ele branco, preto, de cereais ou ate pão doce... gostamos imenso de variar.

Ontem la pus mão à massa e toca a fazer.





Ingredientes
casca de uma laranja, só a parte laranja
360 g de água
25 g de fermento fresco de padeiro ou cerca de 7 g de fermento seco
200 g de farinha de centeio
1 c.chá de sal
300 g de farinha T65, mais q.b. para polvilhar.
50 g de miolo de noz, grosseiramente picada
50 g de passas

Preparação
Coloque no copo a casca  de laranja e rale 30 seg/vel 9.
Adicione a água e o fermento e aqueça 2 min/37ºC/vel 2.
Adicione a farinha de centeio e o sal e misture 10 seg/vel 6.
Adicione a farinha T65 e o miolo de noz e as passas e amasse 2 min/vel espiga.
Retire para a batedeira, polvilhada com farinha e feche, deixe levedar por cerca de 40 minutos ou até dobrar de volume.


Retire do recipiente para o tapete de silicone da Tupperware devidamente polvilhado com farinha, e com as mãos enfarinhadas faça uma ou duas bolas, deixe levedar por mais 30 minutos.



Pré-aqueça o forno a 240 graus e leve a cozer por cerca de 30 minutos. Retire e deixe arrefecer sobre uma rede.

Fonte: Adaptado do livro "Bimby, Truques e Dicas", pag. 58

Bolo tipo Pullmam

No sábado, vi que tinha um resto de leite de coco que me sobrou do caril de frango que fiz durante a semana e pensei em fazer algo com ele.
Na net encontrei esta receita, tenho a dizer que o bolo é para la de delicioso...
A ideia era fazer uma receita parecida com esta, e parece que o objectivo foi atingido.

Ingredientes
4 Ovos
2 chávenas de chá de Açúcar
3 chávenas de chá de Farinha de Trigo
1 chávena de chá de Amido de Milho (mais conhecida por maizena)
200 ml de Leite de coco
200 gramas de manteiga

Preparação
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Coloque todos os ingredientes no copo da bimby e bata 5 min/vel 4.
Barre uma forma de bolo inglês e verta o preparado.
Leve ao forno por cerca de 60 minutos ou ate o palito sair limpo.

Posso assegurar que é delicioso. 

Bolo Mimoso

Ontem na ida ao super, comprei a nova revista "Momentos de Partilha - Bimby". Este mês tem várias receitas que me despertam atenção. Hoje peguei nesta receita e aliado ao facto de termos a nossa forma Coroa em promoção este mês, resolvi usá-la.
Partilho convosco a receita e o resultado.
Gostei imenso, para voltar a fazer muitas vezes neste inverno.




Ingredientes
Casca de 1 limão, só a parte amarela
400 g de açúcar (eu so usei 300g)
7 ovos
60 g de sumo de limão
160 g de farinha T55
50 g de fécula de batata
1 c. chá de fermento em pó

Preparação
Pré-aqueça o forno a 180ºC (Se usar a forma Coroa, baixe para os 160ºC).
No copo, coloque a casca de limão e o açucar e pulverize 15 seg/vel 9.
Insira a borboleta. Adicione os ovos e o sumo de limão e bata por  9 min/37ºC/vel 3,5.
Adicione a farinha, a fécula, o fermento e envolva 15 seg/vel 3.
Coloque a forma em cima da rede do forno, e verta para  dentro a mistura, leve ao forno por cerca de 40 minutos. Desenforme apenas depois de frio.

Caso use uma forma convencional, unte com manteiga e polvilhe com farinha, não se esqueça.




Fondant de Chocolate

Ingredientes
6 ovos
250 g de chocolate de culinária 50% de cacau (usei 70%)
130 g de manteiga, mais um pedaço para untar a forma
150 g de açúcar
50 g de farinha

Cobertura de chocolate
100 g de chocolate para culinária 50% de cacau (usei 70%)
30 g de agua
50 g de açúcar
20 g de manteiga

Preparação do bolo
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Coloque no copo o chocolate e rale 10 seg/vel 7. Faça descer o chocolate com a ajuda da espátula.
Junte a manteiga e programe 2 min/ 37ºC/vel 2.
Adicione o açucar, as gemas e programe 30 seg/vel 4.
Adicione a farinha e misture 20 seg/vel 4.
Com o speedy chef bata as natas em castelo e envolva a massa de chocolate com as natas delicadamente.
Coloque a mistura numa forma redonda de mola, de 22 cm, untada e polvilhada com farinha.
Leve ao forno por 25 - 30 minutos.

Cobertura do chocolate
Enquanto o bolo esta no forno, coloque no copo o chocolate e rale 10 seg/vel 7.
Junte a agua, o açucar e programe 15 min/100ºC/vel 3 sem o copo medida.
Espalhe a cobertura por cima do bolo. Sirva morno.

Pão de Leite na Bimby

Ontem recebemos cá em casa umas visitas muito especiais e como todas as visitas especiais, merecem um lanchinho bem à maneira. Lá pus mãos à obra.
Optei por confeccionar eu mesma o pão e bolo.
Peguei neste livro "Cozinhar à Minha Maneira" e retirei de la duas receitas que adorei. Esta e o Bolo Fondant de Chocolate, que mais tarde vou passar para aqui também.


Este livro ganhei-o no site Mundo de Receitas Bimby, quando eles lançaram a plataforma tínhamos de registar umas quantas receitas em X dias e eles ofereciam um exemplar... eu fui uma das contempladas. E confesso que adorei. É talvez dos livros que mais goste.
Vamos à receita.

Ingredientes:
300 g de leite
50 g de manteiga
20 g de fermento fresco
60 g de açúcar
570 g de farinha T55
1/4 c. chá de sal
1 ovo batido à parte

Preparação
Coloque no copo o leite, a manteiga, o fermento, o açúcar, e programe 3 min/37ºC/ vel 2.
Junte a farinha, o sal e amasse 3 min/vel espiga. Coloque a massa na batedeira da Tupperware devidamente tapada e leve ao forno a levedar por 1h a 40ºC ou ate dobrar de volume.

Divida a massa em três partes iguais, e forme uns rolos numa superfície enfarinhada. Junte os três rolos pelas pontas, faça uma trança e junte as outras pontas. Coloque no tapete de silicone da Tupperware e leve de novo ao forno a 40ºC, por cerca de 30 min ou ate dobrar de volume.
Retire do forno e pré-aqueça-o a 180ºC.
Pincele o pão com o ovo batido e leve ao forno por cerca de 25-30 minutos.
Antes de cozer eu polvilhei com nozes moídas.

Como podem ver, o meu pão levedou muito bem e ficou super fofinho depois de cozido. Estava delicioso.


Fonte: Livro "Cozinhar à Minha Maneira", Bimby, pag 250-251.

Arroz Doce Com Leite Condensado

Eu adoro arroz doce... é daquelas iguarias que não dispenso mesmo, mas apenas e só quando bem feito.
Hoje resolvi fazer uma variante... E no microondas, com recurso à Microarroz da Tupperware.
Ora vamos lá.


Ingredientes
1 Chávena de arroz carolino
1 Pau de canela
1 Lasca de casca de limão
Sal q.b.
6 Chávenas de água
4 C. sopa de leite em pó
1 lata de leite condensado
4 colheres de sopa de açúcar amarelo (facultativo)
Canela em pó para polvilhar a gosto
Microarroz para cozinhar no microondas



Preparação
Coloque o arroz e 4 chávenas de água na panela, o pau de canela, o limão, o sal e leve ao microondas por 18 minutos em potência alta.
Findo este tempo, retire do microondas e acrescente: o leite em pó, 2 chávenas de água, o açúcar e leve de novo ao microondas por mais 9 minutos.
Coloque 1/2 lata de leite condensado, misture, leve ao microondas por 4 minutos.
Acrescente o restante leite condensado e misture.
Deixe apurar ainda uns 5 minutos antes de retirar da panela para um recipiente de servir. No fim retire a casca de limão e o pau de canela e coloque na taça.
Leve ao frigorífico para arrefecer e polvilhe com canela quando estiver frio.



Microarroz