Pão de nozes e passas

Recebi no sábado passado o meu livro novo da Bimby.



Ao desfolhe-a-lo vi esta receita, que pensei logo em fazer, mal houvesse oportunidade.


Nós por cá adoramos pão, seja ele branco, preto, de cereais ou ate pão doce... gostamos imenso de variar.

Ontem la pus mão à massa e toca a fazer.





Ingredientes
casca de uma laranja, só a parte laranja
360 g de água
25 g de fermento fresco de padeiro ou cerca de 7 g de fermento seco
200 g de farinha de centeio
1 c.chá de sal
300 g de farinha T65, mais q.b. para polvilhar.
50 g de miolo de noz, grosseiramente picada
50 g de passas

Preparação
Coloque no copo a casca  de laranja e rale 30 seg/vel 9.
Adicione a água e o fermento e aqueça 2 min/37ºC/vel 2.
Adicione a farinha de centeio e o sal e misture 10 seg/vel 6.
Adicione a farinha T65 e o miolo de noz e as passas e amasse 2 min/vel espiga.
Retire para a batedeira, polvilhada com farinha e feche, deixe levedar por cerca de 40 minutos ou até dobrar de volume.


Retire do recipiente para o tapete de silicone da Tupperware devidamente polvilhado com farinha, e com as mãos enfarinhadas faça uma ou duas bolas, deixe levedar por mais 30 minutos.



Pré-aqueça o forno a 240 graus e leve a cozer por cerca de 30 minutos. Retire e deixe arrefecer sobre uma rede.

Fonte: Adaptado do livro "Bimby, Truques e Dicas", pag. 58

Bolo tipo Pullmam

No sábado, vi que tinha um resto de leite de coco que me sobrou do caril de frango que fiz durante a semana e pensei em fazer algo com ele.
Na net encontrei esta receita, tenho a dizer que o bolo é para la de delicioso...
A ideia era fazer uma receita parecida com esta, e parece que o objectivo foi atingido.

Ingredientes
4 Ovos
2 chávenas de chá de Açúcar
3 chávenas de chá de Farinha de Trigo
1 chávena de chá de Amido de Milho (mais conhecida por maizena)
200 ml de Leite de coco
200 gramas de manteiga

Preparação
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Coloque todos os ingredientes no copo da bimby e bata 5 min/vel 4.
Barre uma forma de bolo inglês e verta o preparado.
Leve ao forno por cerca de 60 minutos ou ate o palito sair limpo.

Posso assegurar que é delicioso. 

Bolo Mimoso

Ontem na ida ao super, comprei a nova revista "Momentos de Partilha - Bimby". Este mês tem várias receitas que me despertam atenção. Hoje peguei nesta receita e aliado ao facto de termos a nossa forma Coroa em promoção este mês, resolvi usá-la.
Partilho convosco a receita e o resultado.
Gostei imenso, para voltar a fazer muitas vezes neste inverno.




Ingredientes
Casca de 1 limão, só a parte amarela
400 g de açúcar (eu so usei 300g)
7 ovos
60 g de sumo de limão
160 g de farinha T55
50 g de fécula de batata
1 c. chá de fermento em pó

Preparação
Pré-aqueça o forno a 180ºC (Se usar a forma Coroa, baixe para os 160ºC).
No copo, coloque a casca de limão e o açucar e pulverize 15 seg/vel 9.
Insira a borboleta. Adicione os ovos e o sumo de limão e bata por  9 min/37ºC/vel 3,5.
Adicione a farinha, a fécula, o fermento e envolva 15 seg/vel 3.
Coloque a forma em cima da rede do forno, e verta para  dentro a mistura, leve ao forno por cerca de 40 minutos. Desenforme apenas depois de frio.

Caso use uma forma convencional, unte com manteiga e polvilhe com farinha, não se esqueça.




Fondant de Chocolate

Ingredientes
6 ovos
250 g de chocolate de culinária 50% de cacau (usei 70%)
130 g de manteiga, mais um pedaço para untar a forma
150 g de açúcar
50 g de farinha

Cobertura de chocolate
100 g de chocolate para culinária 50% de cacau (usei 70%)
30 g de agua
50 g de açúcar
20 g de manteiga

Preparação do bolo
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Coloque no copo o chocolate e rale 10 seg/vel 7. Faça descer o chocolate com a ajuda da espátula.
Junte a manteiga e programe 2 min/ 37ºC/vel 2.
Adicione o açucar, as gemas e programe 30 seg/vel 4.
Adicione a farinha e misture 20 seg/vel 4.
Com o speedy chef bata as natas em castelo e envolva a massa de chocolate com as natas delicadamente.
Coloque a mistura numa forma redonda de mola, de 22 cm, untada e polvilhada com farinha.
Leve ao forno por 25 - 30 minutos.

Cobertura do chocolate
Enquanto o bolo esta no forno, coloque no copo o chocolate e rale 10 seg/vel 7.
Junte a agua, o açucar e programe 15 min/100ºC/vel 3 sem o copo medida.
Espalhe a cobertura por cima do bolo. Sirva morno.

Pão de Leite na Bimby

Ontem recebemos cá em casa umas visitas muito especiais e como todas as visitas especiais, merecem um lanchinho bem à maneira. Lá pus mãos à obra.
Optei por confeccionar eu mesma o pão e bolo.
Peguei neste livro "Cozinhar à Minha Maneira" e retirei de la duas receitas que adorei. Esta e o Bolo Fondant de Chocolate, que mais tarde vou passar para aqui também.


Este livro ganhei-o no site Mundo de Receitas Bimby, quando eles lançaram a plataforma tínhamos de registar umas quantas receitas em X dias e eles ofereciam um exemplar... eu fui uma das contempladas. E confesso que adorei. É talvez dos livros que mais goste.
Vamos à receita.

Ingredientes:
300 g de leite
50 g de manteiga
20 g de fermento fresco
60 g de açúcar
570 g de farinha T55
1/4 c. chá de sal
1 ovo batido à parte

Preparação
Coloque no copo o leite, a manteiga, o fermento, o açúcar, e programe 3 min/37ºC/ vel 2.
Junte a farinha, o sal e amasse 3 min/vel espiga. Coloque a massa na batedeira da Tupperware devidamente tapada e leve ao forno a levedar por 1h a 40ºC ou ate dobrar de volume.

Divida a massa em três partes iguais, e forme uns rolos numa superfície enfarinhada. Junte os três rolos pelas pontas, faça uma trança e junte as outras pontas. Coloque no tapete de silicone da Tupperware e leve de novo ao forno a 40ºC, por cerca de 30 min ou ate dobrar de volume.
Retire do forno e pré-aqueça-o a 180ºC.
Pincele o pão com o ovo batido e leve ao forno por cerca de 25-30 minutos.
Antes de cozer eu polvilhei com nozes moídas.

Como podem ver, o meu pão levedou muito bem e ficou super fofinho depois de cozido. Estava delicioso.


Fonte: Livro "Cozinhar à Minha Maneira", Bimby, pag 250-251.

Arroz Doce Com Leite Condensado

Eu adoro arroz doce... é daquelas iguarias que não dispenso mesmo, mas apenas e só quando bem feito.
Hoje resolvi fazer uma variante... E no microondas, com recurso à Microarroz da Tupperware.
Ora vamos lá.


Ingredientes
1 Chávena de arroz carolino
1 Pau de canela
1 Lasca de casca de limão
Sal q.b.
6 Chávenas de água
4 C. sopa de leite em pó
1 lata de leite condensado
4 colheres de sopa de açúcar amarelo (facultativo)
Canela em pó para polvilhar a gosto
Microarroz para cozinhar no microondas



Preparação
Coloque o arroz e 4 chávenas de água na panela, o pau de canela, o limão, o sal e leve ao microondas por 18 minutos em potência alta.
Findo este tempo, retire do microondas e acrescente: o leite em pó, 2 chávenas de água, o açúcar e leve de novo ao microondas por mais 9 minutos.
Coloque 1/2 lata de leite condensado, misture, leve ao microondas por 4 minutos.
Acrescente o restante leite condensado e misture.
Deixe apurar ainda uns 5 minutos antes de retirar da panela para um recipiente de servir. No fim retire a casca de limão e o pau de canela e coloque na taça.
Leve ao frigorífico para arrefecer e polvilhe com canela quando estiver frio.



Microarroz 



Omelete de Salsicha e Legumes a Vapor na Bimby

Ontem fiz sopa de feijão verde e ao mesmo tempo fiz uma omelete para acompanhar com tostas.
Só sei que em 35 minutos tinha o jantar pronto.
Claro que não pus a omelete logo quando pus a sopa a fazer, programei a sopa 15 minutos, depois coloquei a Varoma e programei mais 20 minutos.
Sem duvida, uma ideia simples para os dias em que apetece refeições simples e rápidas.

Ingredientes para a omelete
5 ovos
1 colher de sopa de farinha
1/2 colher de cafe de fermento em pó
Sal q.b.
Pimenta preta a gosto
8 Salsichas de frango
cenoura ralada a gosto
Rodelas de alho francês a gosto
Cebolinho
Azeite q.b.

Preparação
Forre o tabuleiro superior da Varoma com papel vegetal.
No copo coloque os ovos, a farinha, o fermente, o sal e a pimenta, programe 20 seg/vel 3 e verta para o tabuleiro.
Distribua as salsichas, a cenoura, o alho francês e polvilhe com cebolinho.
Encha o copo com 500 g de agua.
Programe a maquina na tem Varoma, 20 min, vel 2.
No fim pincele a omelete com azeite e sirva.

Rissois de Atum I - Bimby

Ingredientes
15 g de coentros
90 g de cebola
60 g de cenoura
60 g de alho-francês
30 g de azeite
1 caldo de peixe
500 g de leite
100 g de farinha
1/2 c. chá de sal
Pimenta q.b.
Noz-moscada q.b.
1 c. chá de mostarda
Sumo de meio limão
240 de atum de lata, escorrido

Preparação
Coloque no copo os coentros e pique 2 seg/vel 7. Retire e reserve.
Coloque no copo a cebola, a cenoura, o alho-francês e o azeite, pique 5 seg/vel 5. Refogue 5 min/varoma/vel 1.
Adicione o caldo de peixe, o leite. a farinha, o sal, a pimenta, a noz-moscada, a mostarda e o sumo de limão e programe 8 min/90º/vel 3.
Adicone o atum e os coentros reservados e programe 30 seg/vel 3.
Retire e deixe arrefecer.

Massa: Usei a receita do livro base.

Fonte: Revista - Bimby, Momentos de Partilha, Abril 2013, pag. 43


Rissóis de Pescada - Bimby

Ingredientes para o Recheio:
20 g de salsa
50 g de azeite
1 e 1/2 c. chá de sal
850 g de pescada à temperatura ambiente
100 g de cebola
2 dentes de alho
300 g de leite
20 g de margarina
70 g de farinha T65
Noz-moscada
3 colheres de sopa de calda de tomate
1 caldo de marisco

Preparação:
Coloque no copo a salsa e pique 3 seg/ vel 3. Reserve.
Coloque no copo 1000 g de agua, 20 g de azeite, 1 colher de chá de sal, o cesto com a pescada dentro e programe 20 min/100º/vel 3. Retire as peles e espinhas e reserve. Reserve também a agua de cozedura.
No copo coloque a cebola, os alhos o restante azeite e pique 5 seg/vel5.
Refogue 5 min/varoma/vel 1.
Ao refogado junte a pescada arranjada, 1/2 colher de sal e programe 4 seg/velocidade colher inversa/vel 4. Retire, junte a salsa e envolva bem. Reserve.
No copo coloque 200 g do caldo reservado, os restantes ingredientes do recheio e programe 8 min/90º/vel 4. (Não juntei sal, porque o caldo já tem). Reserve.

Ingredientes para a massa:
700g de farinha T65
2 c.chá de sal
1 fio de azeite
2 ovos para panar
Oleo para fritar

Preparação
Pese 350 g de farinha e reserve.
No copo coloque 200g de agua do caldo reservado, 250 g de agua, 1 c.c há de sal e programe 5 min/100º/vel 1.
Deite a farinha e programe 15 min/vel 6, deite através do bocal da tampa o azeite. Retire e reserve.
Faça o mesmo procedimento para o resto da farinha.
Numa superfície untada estenda a massa com a ajuda do rolo da massa, coloque 1 colher sopa de recheio, feche retirando bem o ar. Corte com um cortador de massas. Passe pelos ovos batidos e depois por pão ralado.
Frite em óleo abundante e quente.

Nota: Podem ser congelados, e não é necessário descongelar para fritar. Tenha cuidado para não colarem quando congelar.

Fonte: Adaptação da Revista "Bimby - Momentos de Partilha", Julho 2010, pag24

Oreo Fudge Brownies

Como já é do conhecimento geral eu ADORO tudo o que saiba a chocolate...
Outro dia vi um programa que a Lourraine Pascale fazia esta receita e hoje resolvi testar e partilhar.
O que eu achei?? Delicioso, apenas isso... muito "soft" em relação aos do Jamie Oliver, mas igualmente saboroso.
Ora cá vai.



Ingredientes
165 g de manteiga
200 g de chocolate negro ralado
3 ovos
2 claras
2 c. sopa de extracto de baunilha
165 g de açúcar amarelo
2 c. sopa de farinha sem fermento
1 c. sopa de cacau em pó
1 Pitada de sal
154 g de bolacha tipo "Oreo" partidas grosseiramente
Açúcar em pó para polvilhar (eu não usei)

Preparação
Pré- aqueça o forno a 180ºC.
Forre uma forma de mais ou menos 20 cm com papel vegetal, deixando sair um pouco de papel nos lados.
Derreta a manteiga numa panela e assim que estiver retire do lume.
Junte o chocolate e mexa até que este derreta inteiramente. Deixe arrefecer um pouco esta mistura.
Bata os ovos, as claras e o extracto de baunilha até obter um creme leve e fofo.
Adicione o açúcar por duas vezes e bata entre cada adição, bata ate obter um creme rígido.
Adicione o chocolate sem bater e recorrendo ao uso de uma espátula, envolva delicadamente para que a mistura não perca muito ar.
De seguida e da mesma forma, junte a farinha, o cacau, o sal e envolva outra vez.
Junte uma terceira parte das bolachas e envolva de novo.
Coloque a mistura na forma, e distribua o resto das bolachas por cima do preparado.
Coza por aproximadamente 25-30 minutos.
Deixe arrefecer dentro da forma.
Use açúcar em pó para polvilhar e decorar.


Fonte: Receita de Lourraine Pascale

Lasanha de Bacalhau com Espinafres

Eu, como boa portuguesa que sou, adoro bacalhau.
Bacalhau de todas as maneiras e feitios... assada, cozido, estufado, grelhado com batata e murro e um bom fio de azeite de qualidade... hum... é para mim a grande perdição.
Hoje perdi-me a fazer algo diferente com bacalhau.... lasanha.
A receita é simples e pode facilmente fazer-se com ou sem bimby.
Vejamos...


Ingredientes
10 g de coentros
70 g de pão duro
200 g de cebola
5 dentes de alho
200 g de cenoura
300 g de tomate
50 g de azeite
500 g de bacalhau demolhado e desfiado
300 g de espinafres cozidos
1 embalagem de placas de lasanha fresca
Mozarella a gosto para polvilhar
Pimenta q.b.
1 colher de chá de pimentão doce

Ingredientes para o molho bechamel
800 g de leite
70 g de farinha T65
20 g de azeite
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Noz-moscada q.b.

Preparação
Coloque no copo o pão duro e os coentros e pique 2 seg/vel 9. Retire e reserve.
Coloque no copo a cebola, o alho, a cenoura, o tomate e o azeite e triture 15 seg/vel 7.
De seguida refogue 7 min/varoma/vel 1.
Adicione o bacalhau, tempere com pimenta e o pimentão doce, programe 5 min/varoma/vel inversa/vel colher. Retire e reserve.
No copo coloque dois dentes de alho grandes levemente esmagados e ainda com pele, junte os espinafres e salteia por 12 min/varoma/vel inversa /vel colher (se estiverem congelados, deve no fim colocá-los no cesto para escorrer a agua).

Prepare o molho
Coloque no copo todos os ingredientes e programe 8 min/90ºC/vel 4.

Montagem da lasanha
Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Na ultrapro de 3,3L (ou num pirex) coloque uma camada de bacalhau, uma camada de espinafres e um pedaçinho de molho bechamel para cobrir e depois disponha as placas de lasanha, repita a mesma operação pela mesma ordem ate acabar o bacalhau, termine com uma placa de lasanha e por cima só coloque o resto do bechamel.
Polvilhe com a mistura de pão ralado aromatizado com coentros e a mozarella.
Leve ao forno a cozer e gratinar por cerca de 40 minutos.


Nota: Como não tinha pão duro, polvilhei com pão ralado e depois com coentros ralados.




Adaptado da revista "Momentos de Partilha - Bimby", Outubro 2011, pag. 28

Peitos de Frango com Limão

Ingredientes
500 g de peitos de frango cortado em pedaços
1 e 1/2 c. sopa de azeite
1 e 1/2 c. de vinho branco
Sal q.b.
Pimenta q.b.
1 ramo generoso de salsa
Sumo e 1 limão
Sumo de 1 lima
100 g de cebola
500 g de cogumelos frescos laminados



Preparação
No superchef pique a salsa.
Numa ultrapro de 1,5L, coloque o frango com o azeite, o vinho, o sal, a pimenta, a salsa picada, o sumo do limão e da lima, envolva tudo e deixe marinar por cerca de 30 minutos.
Pré-aqueça o forno a 200ºC.
No superchef pique a cebola e adicione ao frango.
Adicione os cogumelos e envolva tudo.
Tape e leve a cozer por cerca de 40 minutos.

Nota. Sirva com massa fusili ou penne.



Fonte: Livro de Receitas Ultrapro - Tupperware, pag 12.



Gelado de Leite Condensado Cozido com Bolacha

Já apetece comer geladinhos caseiros, não???
Cá vai uma receita de cá de casa.



Ingredientes
1 lata de leite condensado cozido
1 pacote de bolacha tipo Maria
2 pacotes de natas

Preparação
Coloque as bolachas dentro de um saco de plástico e migue-as ate estarem desfeitas, eu gosto de as deixar ligeiramente grossas porque gosto de sentir pedaços de bolacha no gelado quando estou a comer.
Com a ajuda do speedy chef, bata as natas bem firmes.
Na batedeira coloque as natas, o leite condensado e as bolachas, envolva tudo delicadamente com a ajuda da espátula de silicone e verta para uma congeladora estrela de 1,3L.
Decore com bolacha ligeiramente partida e leve ao congelador... fica delicioso.

Nota: Eu abro todas as latas com o abre-latas, que assim posso rapá-las ate ao fim com a espatula de silicone, como o nosso abre-latas abre as latas de uma forma especial e elas não cortam, vale mesmo a pena fazer assim.

Bolo de Claras de Cacau e Baunilha

Hoje decidi fazer o bolo de claras para nós, mas na versão chocolate. Como tinha mais 6 claras congeladas... resolvi inventar.
Peguei na receita anterior e alterei algumas coisas... e ficou deliciosa...
Ora vamos lá!





Ingredientes
350 g de açúcar branco
100 g de manteiga à temperatura ambiente
200 ml de leite
330 g de farinha com fermento
1 c. chá de aroma de baunilha
3 c. sopa cheias de cacau em pó
1 c. de sopa de óleo
6 claras de ovos
1 pitada de sal


Preparação na bimby
Pré-aqueça o forno 200ºC.
No copo coloque o açúcar e a manteiga e programe 5 min/vel 4.
Junte o leite, a farinha, a baunilha, o cacau e o óleo e programe 30 seg vel 4. Faça descer os restos de massa colados às paredes da maquina e volte programar 15 seg/vel 4.
Com o Speedy Chef bata as claras com uma pitada de sal.
Envolva as claras com o creme da bimby com a ajuda da espátula e com cautela para que as claras não percam muito ar.
Barre uma forma com manteiga e polvilhe-a com farinha. Verta a massa e leve ao forno por cerca de 45 minutos ou ate estar cozido. Faça o teste do palito para ir verificando.

Preparação tradicional
Numa taça coloque o açúcar com a manteiga e bata ate obter um creme fofo.
Adicione a farinha intercalada com o leite. Junte a baunilha, o cacau e o óleo e bata mais um pouco.
Bata as claras em castelo firme com uma pitada de sal e envolva-as no creme com o auxilio de uma espátula envolva delicadamente para que as claras não percam muito do seu ar.
Barre uma forma com manteiga e polvilhe-a com farinha. Verta a massa e leve ao forno por cerca de 45 minutos ou ate estar cozido. Faça o teste do palito para ir verificando.


Fica tao fofinho... delicioso mesmo.

Iogurtes de aroma

Aqui em casa consome-se imensos iogurtes. E a receita que uso é bem simples.



Ingrediente
1 l leite gordo
1 iogurte de aroma, qualquer sabor
75 g de açúcar amarelo

Preparação na bimby
Colocar o leite com o açúcar e programar 3 min/vel 2/ temp 50ºC.
Findo este tempo juntar o iogurte e programa-se 15 seg/vel 3.
Distribuir pelos copos da iogurteira e deixar fermentar por 12 horas.
Tapar e levar ao frio pelo menos 3 horas para parar o processo de fermentação.

Nota 1: por vezes uso aqueles iogurtes que têm doce por baixo, misturo muito bem antes de colocar no copo da bimby e no fim acho que os iogurtes têm mais sabor a fruta.
Nota 2: se quiser fazer iogurtes naturais, não coloque açúcar.

Petit Gateau

Ingredientes
150 g de chocolate 70% de cacau
100 g de manteiga
100 ml de açúcar
4 ovos
2 c. sopa de manteiga
8 quadrados de chocolate negro



Preparação
No bulo do microplus coloque o chocolate partido em pedaços e a manteiga.
Coloque no microondas a 400W ate derreter.
Junte o açúcar  os ovos e finalmente a farinha. Misture tudo muito bem a ajuda de uma espátula, até obter uma mistura homogénea e cremosa.
Encha cada uma das formas da microgourmet com esta mistura, colocando em cada uma dela também um quadrado de chocolate negro ao centro.
Encha o tabuleiro de agua com 400 ml de agua.
Coloque as formas na base  vaporizadora.
Empilhe, tape e cozinhe por 15 minutos a 600W no microondas. Retire a tampa e o tabuleiro de agua para parar a cozedura.
Deixe arrefecer durante 15 minutos antes de desenformar.
Sirva com leite creme ou bola de gelado.

Frango Frito com Ananás e Coco

Hoje estava naqueles dias em que me apetecia algo agridoce para o jantar.
Lembrei-me do quanto gosto de frango com ananás.
Pesquisei e explorei vários livros e saiu isto...



Ingredientes
3 peitos de frango
Pimenta
Tomilho
Alho em pó
Sumo de 1/2 limão
Sal
4 colheres de sopa de margarina
1 lata pequena de ananás
1 colher de chá de gengibre em pó
3 colheres de sopa de molho de soja
4 dl de leite de coco
Cebolinho picado 

Preparação
Corte os peitos de frango às tirinhas e tempere com pimenta, tomilho, alho, sumo de limão e sal (não ponha muito porque o molho de soja tem bastante sal). Deixe marinar uns 20/30 minutos.
Na frigideira coloque a manteiga e assim que ferver junte o frango. Salteie até alourar, demora cerca de 10 minutos.
Escorra o ananás e corte-o aos cubos.
Polvilhe com o gengibre em pó e junte os pedaços de ananás. 
Regue com o molho de soja e com o leite de coco, mexa e deixe ferver durante cerca de 8 minutos.
Retire do lume e disponha numa travessa térmica, polvilhe com cebolinho picado e deixe repousar uns minutos antes de servir para apurar.




Nota: Acompanhei com arroz de açafrão feito na bimby e salada de tomate e alface.

 Fonte: adaptado do site: http://www.vaqueiro.pt/

Quiche de Cogumelos, Frango e Mozarella

Eu nunca tenho receita especifica para fazer quiche... geralmente faço-as com o que há no frigorífico  nomeadamente restos de qualquer coisa.
Hoje tinha restos de peito de frango salteado com cogumelos, que não dava para o almoço das duas, lembrei-me de os transformar nesta bela quiche.
Não vou indicar quantidades... porque faço tudo a olho.



Base
320 g de farinha T65
130 g de margarina
70 g de água
1 pitada de sal
1 colher de café rasa de alho em pó
Cerca de 20 g de coentros


Preparação
Coloque na bimby todos os ingredientes pela ordem indicada e programe 15 seg/vel 6.
Pincele uma forma de tarte com azeite e forre-a com a massa que fez.
Reserve.


Ingredientes
Frango desfiado q.b.
Cogumelos laminados
1/2 cenoura aos cubos
Milho congelado
Espinafres picados frescos ou congelados
Mozarella
4 Ovos
1 pacote de natas
Noz moscada
Pimenta
Sal

Preparação
Pré-aqueça o forno a 200º C.
Distribua na base o frango, as cenouras, os cogumelos, o milho e os espinafres.
Polvilhe com a mozarella.
No copo da bimby coloque os ovos, as natas, a noz moscada e o sal programe 20 seg/ vel 4.
Verta o molho para cima da quiche.
Leva ao forno por cerca de 35/40 minutos ou ate cozer na perfeição.

Bolo de Claras

No fim de semana fiz uma tarte de nata e sobraram-me 6 claras.
Andava eu em pesquisas sobre o que lhe fazer e encontro esta receita no verso de um pacote de açúcar... pensei para mim que era "Ouro sobre azul".
E adaptei à bimby.


Ingredientes
350 g de açúcar branco
1 limão pequeno
100 g de manteiga à temperatura ambiente
200 ml de leite
350 g de farinha com fermento
1 c. de sopa de óleo
6 claras de ovos
1 pitada de sal


Preparação na bimby
Pré-aqueça o forno 200ºC.
No copo coloque o açúcar e a casca do limão, com cuidado para retirar só a parte amarela da casca e programe 30 seg/vel 9.
Adicione a manteiga e programe 5 min/vel 4.
Junte o leite, a farinha e o óleo e programe 30 seg vel 4. Faça descer os restos de massa colados às paredes da maquina e volte programar 15 seg/vel 4.
Com o Speedy Chef bata as claras com uma pitada de sal.
Envolva as claras com o creme da bimby com a ajuda da espátula  e com cautela para que as claras não percam muito ar.
Barre uma forma com manteiga e polvilhe-a com farinha. Verta a massa e leve ao forno por cerca de 45 minutos ou ate estar cozido. Faça o teste do palito para ir verificando.

Preparação tradicional
Numa taça coloque o açúcar com a manteiga e bata ate obter um creme fofo.
Adicione a farinha intercalada com o leite. Junte o limão ralado e o óleo e bata mais um pouco.
Bata as claras em castelo firme com uma pitada de sal e envolva-as no creme com o auxilio de uma espátula  envolva delicadamente para que as claras não percam muito do seu ar.
Barre uma forma com manteiga e polvilhe-a com farinha. Verta a massa e leve ao forno por cerca de 45 minutos ou ate estar cozido. Faça o teste do palito para ir verificando.

Glace branca
1 clara de ovo
250 g de açúcar em pó
1 colher de sopa de sumo de limão

Preparação
Bater as claras em castelo firme, juntar o açúcar peneirado e o sumo de limão bater ate obter um creme fofo. Barrar o bolinho.



Fonte. Verso do pacote de açúcar granulado RAR



Cheesecake cozido no forno

Adoro "cheesecake"... adoro, adoro, pronto!
Quase nunca faço, mas quando vou a algum sitio e existe esta sobremesa como, sempre.
Tenho esta receita em lista de espera desde que a vi na Sic Radical, Programa do Gordon Ramsay "Cozinha sem Limites.
Espero que gostem. Eu não preciso descreve-lo, faço minhas as palavras do criador: "Se há coisa que os americanos sabem é fazer óptimos "cheesecakes". Aqui, a mistura é como o recheio de um quiche doce, o qual é ligeiramente mais denso e menos fofo do que um clássico "cheesecake" britânico. Porém, não tendo uma base de biscoito, o resultado é menos doce e pesado." G.Ramsay



Ingredientes
Manteiga para untar a forma
550 gr de queijo creme à temperatura ambiente.
160 gr de açúcar em pó.
3 ovos ligeiramente batidos
2 c. sopa de farinha sem fermento
Casca de 1 limão ralada
200 g de framboesas

Preparação tradicional
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma de mola de cerca de 23 cm com margarina.
Bata o queijo creme com o açúcar. Adicione aos poucos os ovos ligeiramente batidos previamente até misturar bem. Junte a farinha e a raspa de limão e, em seguida, envolva as framboesas.

Com uma colher, passe a mistura para a forma untada, batendo-a contra a superfície de trabalho para eliminar quaisquer bolhas e ajudar as framboesas a subir. Coza no forno previamente aquecido durante 35 minutos, até estar firme nas bordas mas um pouco oscilante no meio.

Depois de arrefecer, retire da forma, passando, se necessário, uma faca à volta do bordo para soltar e sirva.

Preparação na Bimby
No copo coloque o açucar e metade da casca de um limão, programe 30 seg /vel 9.
Coloque a borboleta, e adicione o queijo creme, programe 2:30 min/ vel 3 1/2. Pare e meio para baixar a massa que se cola nas paredes do copo.
À parte bata os ovos ligeiramente e com a bimby em funcionamento na vel 3 1/2 junte, pelo bocal, os ovos e deixe bater por cerca de 1:30.
Junte a farinha e programe 1:00/ vel 3 1/12.
Com a bimby parada, junte as framboesas, com a ajuda da espátula envolva ligeiramente e delicadamente para não danificar as mesmas.

Siga as instruções do paragrafo 2 da preparação tradicional.

Bom apetite.