Rute
Ingredientes
1 Litro de leite Gordo ou 800 ml de leite meio gordo e 200 ml de Natas
130 gr de arroz carolino
1 casca de limão
1 pau de canela
1 pitada de sal
150 gr de açúcar
Execução ( para quem tem bimby).
Coloque todos os ingredientes no copo, excepto o açúcar. Programe 50 min, temp 90º, velocidade colher inversa.
Quando terminar, junte o açúcar e programe 10 min à mesma temperatura e velocidade.
Deite num recipiente grande ou em taças e quando estiver frio polvilhe com canela. Pode polvilhar com açúcar e queimar com o ferro.
Nota: não aumentar a velocidade se não sai papas...
Para quem faz na panela... o tempo é mais ou menos o mesmo. Caso note que o arroz esta a ficar seco junte mais leite mas sempre ja a ferver.
Notas minhas...
Este arroz é cremoso, fica com um cremezinho no fim de feito.
Penso que na receita original ele é feito com leite de ovelha... mas vou confirmar.
Na Beira Litoral o arroz doce já nao é assim... leva gemas e fica seco, pessoalmente depois de provar este nao quero mais o da minha terra.
O arroz deve ser do carolino, pois tem de ficar muito bem cozido e abrir, não pode ficar duro.
Fonte: Da minha Sogra
Arroz doce da Beira Baixa
Tarte de pastel de Nata
Ingredientes:
300 g de açúcar
60 gr de farinha
6 gemas
500 ml de leite
250 ml de agua
casca de limão
1 pau de canela
Preparo:
Coloquei tudo no copo da bimby excepto o limão, mexi uns 15/20 segundos na velocidade 4/5. Depois coloquei a casca de limão, temperatura 90 graus, 12 min, velocidade 3.
Fiz a base de massa quebrada do forum: http://www.forumbimby.com/receita.php?recid=1886&catid=
Coloquei o molho dentro e forno... penso que demorou no forno uns 40 a 45 min, não contabilizei.
Fonte: Gentilmente cedida pela amiga C. de Vila Franca.
Rute
Subscrever:
Mensagens (Atom)